Morre ex-vice-presidente Maurício Campos Bastos

É com profundo pesar que a OAB/DF comunica o falecimento do ex-vice-presidente da OAB/DF, professor, juiz do trabalho e jornalista, Maurício Campos Bastos, pai do ex-presidente da Seccional, Francisco Caputo, e do ex-ministro Carlos Eduardo Caputo Bastos

Campos Bastos tinha nove filhos, sendo cinco advogados. Em 2008, Campos Bastos foi paraninfo de uma nova turma de advogados. Ele ressaltou que ingressar nos quadros da Ordem significa comprometer-se com a “vida plena”, no sentido de que o advogado atua para defender a vida das pessoas. “A verdade é esta, Justiça se faz com seriedade e vocação”. Campos Bastos foi vice-presidente da OAB/DF de 1990 a 1992 e conselheiro de 1993 a 1996.

O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, lamentou a morte do vice-presidente da entidade. “Dr. Mauricio Campos Bastos foi, além de um grande dirigente de Ordem e um marcante advogado, um exemplo como amigo, marido e Pai de família. Perdemos um dos homens mais admirados e queridos que conheci”, disse.

Natural de Juiz de Fora (MG), o magistrado veio para o planalto central para consolidar a Justiça Trabalhista no Distrito Federal. Desde 1962, trabalhava na antiga Junta de Conciliação e Julgamento, depois chamada Vara do Trabalho. Quem assinou o decreto de nomeação foi o ex-presidente João Goulart, em novembro de 1972. No mesmo mês, a família se mudou para Brasília.

Casado com Cléa Caputo Bastos há 63 anos, Maurício construiu a credibilidade de uma família de  juristas. Ao analisar a passagem do tempo, ele se dizia um homem de sorte. “Eu a vejo com humildade. Recebi a sorte com naturalidade, talvez por isso ela sempre me tenha aparecido”, destacou, em entrevista ao Correio Braziliense, em 2013.

O velório será realizado a partir das 11h, na capela número 1, no Cemitério Campo da Esperança (916 sul). O sepultamento será às 16h30. A família Caputo Bastos agradece todas as inestimáveis demonstrações de carinho, amor e respeito pelo seu patriarca.

Com informações do Correio