NOTA DA OAB/DF SOBRE O CASO WASSEF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio das comissões de Igualdade Racial e de Direitos Humanos, acompanha as denúncias feitas por uma atendente de pizzaria ao advogado Frederick Wassef.

A atendente acusa ter sofrido injúria racial e apresenta duas testemunhas. Afirma já ter sido agredida anteriormente pelo advogado. A empresa que a emprega comunicou que oferece todo o apoio à funcionária para que faça valer os seus direitos. A polícia investiga tudo isso, mas sem nenhuma conclusão até o momento.

O senhor Wassef negou a ofensa, registrou queixa de denunciação caluniosa contra a atendente e diz que vai provar que é inocente.

A OAB/DF confia no curso das investigações, que apontará a verdade. Como advogados, sempre pugnaremos pelo respeito aos preceitos da ampla defesa e do contraditório e pelo cumprimento do devido processo legal.

No entanto, como o tema envolve o necessário debate sobre enfrentamento ao racismo, reafirmamos a vigilância para sempre combater qualquer afronta aos direitos humanos, aos direitos de trabalhadores e contra preconceito de raça ou classe. É um dever de ofício.

Temos compromisso com a sociedade do Distrito Federal e colocamo-nos à disposição por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela OAB/DF para atender quaisquer casos que passem por violações de direitos, por racismo: telefones: 3035-7245/ 3035-7244. E-mail: [email protected].

Racismo não é mal-entendido. Racismo é crime!

DÉLIO LINS E SILVA JR.
Presidente da OAB/DF

JOSEFINA SERRA DOS SANTOS
Presidente da Comissão de Igualdade Racial OAB/DF

IDAMAR BORGES VIEIRA
Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/DF

DENISE DA COSTA ELEUTERIO
Vice-Presidenta da Comissão de Igualdade Racial OAB/DF

SIDARTA DE SOUZA SARAIVA
Vice-Presidenta da Comissão de Direitos Humanos OAB/DF

BEETHOVEN NASCIMENTO DE ANDRADE
Secretário-Geral da Comissão de Igualdade Racial OAB/DF

THAIS NOGUEIRA LOPES
Secretária-Geral da Comissão de Direitos Humanos OAB/DF

FERNANDA TERCETTI NUNES PEREIRA
Secretária-Geral Adjunta da Comissão de Igualdade Racial OAB/DF

GIOVANI ZAMPROGNO GOZZI
Secretário-Geral Adjunto