Nota de falecimento – Rutílio Torres Augusto

É com pesar que a Seccional comunica o falecimento do advogado pioneiro Rutílio Tôrres Augusto, aos 84 anos. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru, em 1962, ele passou a advogar em Brasília a partir de 1964, sob a inscrição número 352. Rutílio teve papel de destaque na Ordem, especialmente durante sua fundação e na época da construção da sede da 516 norte. Foi diretor-tesoureiro na gestão de Maurício Correa, período de muitos acontecimentos políticos, inclusive da invasão na OAB/DF, em 1983, por militares da ditadura.

Invasão da OAB/DF, em 1983, pela ditadura militar. Da esq. para a dir.: Amauri Serralvo, José Paulo Sepúlveda Pertence, Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, Maurício Corrêa, Antônio Carlos Sigmaringa Seixas e Reginaldo de Castro, na primeira fila. Rutílio Torres é o segundo da dir para a esq, na segunda fila.

O advogado foi homenageado na solenidade de 51 anos da OAB/df, em 2011, durante a outorga da medalha Miranda Lima, que homenageou advogados presentes na história de lutas e conquistas da OAB/DF. À época, ele ressaltou a oportunidade da condecoração. “Este evento é representativo para a Ordem e só faz engrandecê-la. Aceito a medalha porque sou um antigo colaborador, mas todos merecemos, todos os que fazem a história da OAB/DF, passado, presente e futuro”.

Por decreto de 13 de janeiro de 1967, foi nomeado, pelo presidente da República, para a função de segundo substituto de promotor na Auditoria da 11ª Região Militar, em Brasília, entrando em exercício em abril de 1970. Em 1976, passou a atuar junto à Procuradoria-Geral de Justiça Militar, também em Brasília. Em 20 de fevereiro de 1995, foi promovido ao cargo de procurador da Justiça Militar, para atuar junto à Auditoria da 7ª Circunscrição Judiciária Militar, em Recife. Em 8 de fevereiro de 1996, ascendeu ao mais alto cargo da carreira, o de subprocurador-geral da Justiça Militar. Exerceu, além disso, o cargo em comissão de assessor de ministro no Superior Tribunal Militar e, ainda, o cargo em comissão de chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça Militar. Aposentou-se em julho de 1996.

Rutílio foi muito atuante nos quadros da Ordem em diversas gestões, como as de Maurício Correa, Esdras Dantas e Safe Carneiro. Foi ainda conselheiro da Seccional e membro do Tribunal de Ética e Disciplina. Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, lamenta a perda. “Fica nosso sentimento de pesar pela perda deste grande expoente da advocacia”.

Esdras Dantas, presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA), diz que “mais um nome importante da Advocacia Brasiliense se despede de nós. O Dr. Rutílio Torres Augusto foi um dos mais dedicados conselheiro da OAB/DF. Diretor na gestão do presidente Mauricio Corrêa e na minha. Grande ser humano de caráter exemplar”.

O advogado Renato Costa disse que Rutílio era “o mais correto dos advogados que conheci a quem agradeço a confiança em mim depositada por ele durante o período de Conselho. Era a alma, o esteio da OAB nas gestões Maurício Correia até o Safe Carneiro”.

Amauri Serralvo, também advogado pioneiro, destaca que “Rutílio foi diretor da Ordem quando iniciamos a construção do prédio da 516 norte. O presidente era Maurício Correa e ele era diretor-tesoureiro. Rutílio era indiscutivelmente um excelente colaborador da diretoria na época da construção. Muito se deve a ele. Era dedicadíssimo à Ordem dos Advogados do DF e à advocacia. É uma grande perda para nós da advocacia brasiliense e brasileira”.

Severino Cajazeiras, conselheiro Federal, era amigo pessoal de Rutílio Tôrres e lamenta profundamente a perda.

O velório será no Cemitério Campo da Esperança da 916 sul, a partir das 12h30, na capela nº 6. O sepultamento será as 16h30.

Com informações do MPM