Nota de falecimento – Teori Albino Zavascki

É com pesar que a Seccional da OAB do Distrito Federal comunica o falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Albino Zavascki, de 68 anos, vítima de acidente de avião. A aeronave caiu no mar na tarde desta quinta-feira (19), na região da Costa Verde, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. O avião modelo Hawker Beechcraft King Air C90, de propriedade do grupo Emiliano, ia de São Paulo para Paraty. O ministro era relator da lava-jato no STF.

Antes de se tornar ministro do STF Zavascki integrava o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003. Aprovado em concurso de juiz federal para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 1979, chegou a ser nomeado, mas não tomou posse. Advogado do Banco Central de 1976 até 1989, chegou à magistratura quando foi indicado para a vaga destinada à advocacia no TRF4. Zavascki foi o terceiro ministro do STF indicado na gestão da presidente Dilma Rousseff.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, lamentou a perda. “O Brasil e o Supremo Tribunal Federal perdem um grande jurista, homem de bem e profissional dedicado. Zavascki carregava parte da esperança por um Brasil melhor. Deus conforte a família”.

O ex-ministro e advogado José Paulo Sepúlveda Pertence também manifestou pesar. “Da perspectiva intelectual e do respeito moral a que se sempre se fez jus, Teori Zavascki foi um dos grandes juizes das últimas décadas, seja no Superior Tribunal de Justiça, seja agora, com funções extremamente delicadas, no Supremo Tribunal Federal ”.

O Conselho Federal da Ordem também emitiu nota de pesar. Leia aqui.

Diretoria e Conselho Seccional da OAB-DF.