OAB ajuda a trazer educação aos jovens internos do UNIRE

Brasília, 3/7/2014 – A Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE) criou o projeto “Um Futuro Melhor – vencendo pela educação” com o apoio da OAB/DF, da Secretária da Criança do DF, da Defensoria Pública e do Gran Cursos. A cerimônia do projeto foi realizada na UNIRE, na quarta-feira (2). Os jovens terão acesso a palestras socioeducativas e cursos profissionalizantes. A idéia veio de uma funcionária da UNIRE, inspirada na vontade de estudar de um dos jovens.“Ele colocou para mim a vontade que ele tinha de aproveitar e otimizar o período que ele passa dentro do Sistema para estar agregando valores a sua formação, conseguir sair e realmente mudar de vida”, relatou. “Se não fosse pela determinação e confiança dele de querer aprender, nós não teríamos tido essa idéia e trabalhado da forma que o projeto chegou até aqui”, disse.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF pretende trazer profissionais de diferentes áreas, uma vez por semana, para dar depoimentos, relatando sua própria experiência, como começaram e seu tempo como estudante. Os jovens também terão acesso a diversos cursos, incluindo o de língua portuguesa. As aulas terão inicio a partir de agosto. Para a vice-presidente da comissão, Indira Quaresma, o projeto tem uma importância singular. “É uma iniciativa boa. A nossa parte nessa parceria é trazer profissionais para conversarem com os jovens, para que eles conheçam profissões diferentes que eles possam alcançar em algum momento da vida”, explicou. “Quando você coloca na cabeça de alguém que ele pode, se ele quiser, ele consegue”.

A coordenadora técnica do projeto pela Seccional, Mariana Melucci, disse que a intenção é trazer um norte para os jovens que saem da Unidades de Internação. “Muitas vezes esses jovens não têm referência nenhuma dos familiares sobre profissões e perspectivas de futuro. Nosso objetivo é orientar os jovens para que eles entendam um pouco o que os profissionais fazem e queiram se espelhar”, detalhou.

Compuseram a mesa Ricardo Batista, defensor público geral do Distrito Federal e territórios; Maria Yvelônia Barbosa, subsecretária do Sistema Socioeducativo da Secretária de Estado da Criança do Distrito Federal; Indira Quaresma, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF; e Ivonete Granjeiro, professora doutora e consultora jurídica do grupo Gran Cursos.

Reportagem – Érica Fontoura
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo OAB/DF