OAB/DF dá boas-vindas a 22 novos profissionais do Direito em cerimônia híbrida de entrega de carteiras

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) recebeu, nesta sexta-feira (6/11), 22  novas advogadas e novos advogados. Essa foi a terceira solenidade, nesta semana, que ocorreu presencial e virtualmente, com transmissão pelo YouTube. Quem veio ao auditório da OAB/DF respeitou os protocolos de distanciamento para a preservação da saúde de todos, usou máscara e álcool em gel. Membros da diretoria, do conselho, de comissões e, também, convidadas da OAB/PB prestigiaram a cerimônia.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., destacou a importância do momento. “Este é um dia marcante, para celebrar com a família e com amigos!” Para Délio, foi uma “semana emocionante” em que a OAB/DF retomou as solenidades, mas sempre com todos os cuidados necessário para preservar a saúde de todos. 

Como paraninfo da nova turma de profissionais, o conselheiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/DF, Rafael Teixeira Martins, ressaltou a importância de se defender os direitos da advocacia. “O primeiro a defender as nossas prerrogativas somos nós mesmos! Precisamos ser intransigentes e lutar por isso! Não devemos abaixar a cabeça para ninguém! O Direito existe, também, para salvar o profissional dos momentos inconvenientes. Então, não se cale, e caso não consiga resolver sozinho, acione a OAB/DF, que estaremos ao seu lado”, afirmou.

Novos caminhos

A oradora da turma, Mariana de Saboya Furtado, lembrou a história da OAB/DF e do Conselho Federal. “Hoje, começamos a fazer parte de instituições que têm histórias para contar e que, desde sempre, lutaram pelos direitos da sociedade e da advocacia”, afirmou, ressaltando o quão importante é fazer parte da luta pelo Estado Democrático de Direito. “Que possamos nos sentir honrados, contribuindo para novas conquistas!”, disse.

Mariana, também, considerou que receber a carteira é “um triunfo” e destacou a necessidade da profissão. “A advocacia em seu cerne é uma função de empatia; humana. Colocar-se no lugar do próximo, dentro da ética e da responsabilidade, é um prática transformativa. Então, como advogadas e advogados temos a responsabilidade de transbordar toda a nossa experiência para quem está à nossa volta e ajudar quem precisa”, pontuou.

Convidada à cerimônia, a diretora tesoureira da OAB/PB, Laryssa Almeida, destacou a paixão pela profissão. “Acredito que todos estejam, aqui, entrando na advocacia por amor, pois ela é um chamado. E é isso o que importa, pois é um classe que pode representar toda uma sociedade. É uma honra poder fazer parte disso. Portanto, ao passarem pelas dificuldades da profissão, lembrem-se que o que deve mover vocês são a paixão e a fé. É assim que alcançarão novos lugares e espaços.”

Encerrando a solenidade, o presidente Délio falou sobre a necessidade de o profissional de Direito sempre capacitar-se. “O mercado de trabalho exige muito de todos. Vocês devem estar preparados para mostrar o porquê ser contratado. Para isso, estudem, leiam, façam cursos e atualizem-se. O mais importante: façam tudo com amor e dedicação! Assim, terão espaço e poderão defender suas causas com muito mais afinco”, concluiu.

Também compuseram a mesa dessa solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira, o presidente da Comissão de Advocacia nos Tribunais, Leonardo Ranña, o presidente da Comissão de Seleção, Thiago Guimarães, e a membro do Comitê de Privacidade da OAB/PB Ludmila Araújo.

Confira aqui a íntegra da solenidade de entrega de carteiras

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)
Fotos: Valter Zica