OAB/DF debate os Desafios da Gestão para Iniciar um Escritório

Um dos temas mais debatidos entre os jovens advogados são os desafios enfrentados para iniciar uma sociedade ou abrir o escritório. O assunto foi tema de evento realizado pela Seccional nesta terça-feira (28). Cerca de 90 jovens e experientes na advocacia participaram de painéis sobre os temas: as decisões que devem ser tomadas no início da carreira; ‘advogar como pessoa física ou jurídica?'; primeiros passos para a gestão do escritório; e a importância do controle no escritório.

O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, em um bate-papo com a plateia falou sobre os tributos pagos por um escritório, os custos de um associado ou sócio, e esclareceu as formas para advogar, seja para pessoa física ou jurídica. Veloso ainda esclareceu que o advogado deve pensar na advocacia desde o início e focar onde se pretende chegar. “Saí da faculdade, passei na OAB e no primeiro mês estava com meu sócio numa salinha. Nossa sociedade só foi possível com muito planejamento e paciência”.

Para a presidente da Comissão de gestão de escritórios, Érika Siqueira, a gestão de escritório de advocacia é uma tarefa árdua e que deve ser discutida entre os advogados. “Hoje, as competências técnicas garantem cerca de 70% dos resultados de um escritório. Elas são tão importantes quanto as competências comuns à advocacia. Quem ainda não estuda sobre gestão tem que começar a estudar”.

A secretária-adjunta da Comissão de gestão de escritórios, Carla Tupan, ponderou que o atual momento da advocacia deve ser de investimento em conhecimento tecnológico. De acordo com ela, o país comporta mais de um milhão de advogados e a sociedade está cada vez mais exigente. “O cliente não se contenta mais em só conhecer um advogado de confiança. O cliente hoje está mais atualizado, é um cliente que analisa o processo em que deu entrada, observa o decorrer do processo a cada segundo e você deve estar preparado para esse cliente”.

Compuseram a mesa o presidente e a vice do Conselho Jovem, Camilo Noleto e Marcela Furst Prado, respectivamente. Eles contaram que esse assunto é realmente de relevância e não é debatido nas faculdades. “A OAB é a nossa Casa. É com palestras como essa que aprendemos a advogar e saber qual caminho tomar diante uma abertura de escritório ou criação de sociedades”, afirmou Marcela Furst.