OAB/DF e UnB discutem parcerias

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, recebeu a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, nesta terça-feira (28/5), na sede da seccional, para discutir possíveis parcerias entre as duas instituições.

A ideia é promover acordos que possibilitem o aprimoramento dos profissionais da advocacia, principalmente por meio da Escola de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF), vinculada à seccional. Atualmente, a OAB/DF tem cerca de 44 mil inscritos ativos. Para este público, a escola promove cursos de atualização, aperfeiçoamento e pós graduação nas diversas áreas do conhecimento jurídico.

Nos três primeiros meses deste ano, a escola realizou aproximadamente 80 cursos, assistidos por 2.097 alunos. Além dos cursos, a ESA/DF organiza seminários e conferências e produz pesquisas e estudos. Para isso, firma convênios e acordos de cooperação técnica com entidades de nível superior. Saiba mais aqui. “Temos todo o interesse em trazer a UnB para atuar conosco”, disse o presidente da OAB/DF à reitora.


Reitora da UnB defendeu autonomia da
universidade em encontro na OAB/DF

Márcia Abrahão se comprometeu a levar a pauta à Faculdade de Direito e a outras relacionadas com a temática institucional da OAB/DF. “Ficamos muito felizes quando soubemos que a OAB/DF queria conversar conosco”, afirmou.

Participaram também do encontro o coordenador da Subcomissão de Reforma Tributária da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/DF, Wesley Rocha; o Capitão-de Fragata da Marinha, José Faustino De Paula; e o chefe de gabinete da reitoria, Paulo César Marques.

Corte
Márcia Abrahão lembrou que a Universidade enfrenta hoje uma complexa situação financeira. No início do mês, o Ministério da Educação cortou 30% dos recursos da instituição e de outras duas federais, a Fluminense (UFF) e a da Bahia (UFBA). Na ocasião, o ministro Abraham Weintraub alegou, em entrevista, que universidades não apresentaram desempenho acadêmico esperado e promovem “balbúrdia” em seus câmpus. Saiba mais sobre a situação da UnB. 

A OAB/DF pediu à Justiça Federal o ingresso como amicus curiae na ação judicial movida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/UnB) contra a determinação do Executivo. A ação está na 7ª Vara Federal Cívil e Agrária da Seção Judiciária da Bahia do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Leia mais aqui.