OAB/DF empossa 90 novos membros em comissões temáticas

Na manhã desta quarta-feira (27/1), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) empossou 90 novos membros em mais de 50 comissões temáticas da Casa. Essa primeira solenidade do ano de posse em comissões contou com a participação virtual de membros da diretoria e de presidentes desses colegiados.

A cerimônia foi conduzida pela coordenadora das comissões e secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Sabóia, que ressaltou a importância de os novos membros das comissões cederem um tempo em suas atuações profissionais para participar das atividades da Casa. Ela, também, parabenizou e deu as boas-vindas aos advogados e às advogadas que renovaram compromisso com a advocacia e com a instituição.

Segundo Andréa, trabalhar em comissões é muito gratificante, pois oferece uma oportunidade para estar com outros brilhantes profissionais, participar de debates e de congressos e elaborar pareceres técnicos. “Essas iniciativas partem dos membros e são extremamente necessárias à nossa Casa que, sem a participação de vocês, não funciona. Estamos aqui para estar ao lado de cada um, pois assim teremos uma OAB/DF cada vez mais ativa e atuante”, afirmou.

Silvana Cezimbra, nova integrante da Comissão de Direito Militar, ressaltou a emoção do momento para quem está chegando: “Esta é a primeira comissão que estou participando na OAB/DF. Sou uma advogada de alma e quero muito fazer parte dessa atuação com vocês. Para o futuro, com certeza, quero fazer um tour para conhecer todas as comissões que são de igual modo necessárias para a advocacia e para a sociedade.”

Bem-vindos às comissões

Após o tradicional juramento, os novos membros receberam palavras de incentivo de presidentes de comissões. Bruno Cerqueira, presidente da recém-criada Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, saudou todos, convidando para que se integrem ao colegiado. “Bem-vindos às comissões! A nossa é nova, mas estamos felizes por todos que estão entrando. Façam parte e estejam dispostos a colaborar. Fico à disposição”, disse.

Já o secretário-geral adjunto da Comissão de Direito Condominial, Henrique Castro, destacou a importância do debate na sua área. “Nunca se falou tanto de condomínio como na pandemia! Trabalhamos muito nesses anos! A valorização da comissão foi vista. Portanto, estamos aqui contando com todos. Um ‘bem-vindas' muito especial às mulheres que ingressaram nesta comissão.”

Trabalhar com precatórios e com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), também, está em alta no mercado.

O presidente da Comissão de Precatórios da OAB/DF, Artur Carrijo,  destacou que a comissão é nova na Casa, “mas felizmente sempre contando com a honra do ingresso de novos membros”.

Para o vice-presidente da Comissão de LGPD, Ilderlandio Teixeira, “os profissionais do Direito devem conhecer e adentrar na área”. Saber mais sobre processo, pessoas e tecnologias é necessário no mercado, observou. “Sintam-se à vontade para participar, e parabéns por esta batalha que é estar aqui”, completou.

O secretário-geral adjunto da Comissão de Compliance, Antônio Loiola, destacou a necessidade dos novos membros para a OAB/DF. “É uma enorme satisfação dar posse a todas as pessoas que estão aqui. Para 2021, estamos com vários projetos e atividades já marcadas. Então, a participação de todos é mais do que bem-vinda”, disse.

Em tempos de pandemia, a atuação da Comissão de Direito à Saúde mostrou-se mais necessária ainda. “Somos uma comissão nova, mas muito atuante. Estamos sempre dispostos a fiscalizar entidades que prestam serviços à população. Então, caso queiram ver as nossas dinâmicas e trabalho, venham! Participar faz muita diferença para nós, tanto na área pessoal como na profissional”, ressaltou o vice-presidente da Comissão, Fabrício Reis.

Outra Comissão que tem atuado com muita dedicação na Casa é a de Igualdade Racial. Segundo o presidente dela, Beethoven de Andrade, o trabalho realizado em 2020 foi gratificante e necessário. “Façam parte da nossa comissão, esse é um tema que requer muito debate ainda. Para a advocacia é importante saber o que é a igualdade e o que leva uma pessoa ao racismo”, pontuou.

O presidente da Comissão de Falência e Recuperação Judicial, Patrick Noronha, encerrou as falas observando a importância da comissão em que atua e parabenizando a todos. “Hoje é um dia muito bom para nós que estamos recebendo quatro novos membros. O nosso trabalho é dedicado a desmistificar a recuperação judicial e contamos com vocês. E mais uma vez: é um prazer receber novos membros em todas as comissões, a contribuição de cada um conta”, destacou.

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)