OAB/DF entrega 53 novas carteiras de advogados

Mais 53 novos advogados passaram a integrar nesta segunda-feira (25/3) a seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). Das mãos do presidente Délio Lins e Silva Junior, receberam a carteira que lhes permite o exercício da advocacia.

“Lembraremos deste dia pelo resto de nossas vidas”, afirmou Itala Alves Bezerra, ao abrir seu discurso como oradora da turma, no auditório da sede da OAB/DF, na Asa Norte. “Entramos por esta porta bacharéis em Direito e sairemos como advogados. Foi dado o primeiro e grande passo na advocacia. Lembremos que a Constituição Federal nos reservou espaço de destaque em seu Artigo 133”, destacou Itala, mencionando a afirmação constitucional de que “o advogado é indispensável à administração da Justiça”.

Grace Maria Fernandes Mendonça, advogada da Advocacia-Geral da União no período 2016/2018, falou aos novos colegas sobre as responsabilidades que a carteira traz. “Venho aqui para compartilhar um fato: a partir deste momento, a vida de vocês passa por uma transformação”, disse, na qualidade de paraninfa da turma. Segundo ela, a figura do advogado carrega em si uma vocação. “A vocação do advogado é a de estar junto, de mediar, de interceder”, ressaltou em seu discurso de recepção aos novatos da advocacia.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, afirmou que esta é a cerimônia mais importante da Casa. “Não perco uma, porque me lembro até hoje do lugar em que estava sentado neste mesmo auditório quando recebi minha carteira. É um marco na carreira”.

Integraram a mesa da cerimônia a secretária-geral adjunta Andréa Sabóia; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchoa Athayde, e o diretor da CAADF Marcone de Oliveira Porto; o conselheiro federal da OAB/DF e procurador federal Vilson Marcelo Malchow Vedana; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Caio Caputo Bastos Paschoal, e o secretário-geral, Francisco Wellington Pereira de Olivera; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana; e o presidente da Comissão de Advocacia Pública Federal da OAB/DF, Adriano Furiati.

Estiveram presidentes ainda à mesa o vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais, Paulo de Castro; o secretário-adjunto da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Família, Rubens Pires; a secretária-geral da Comissão de Direito da Família, Myriam Ribeiro Mendes; o secretário-geral da Subseção de Samambaia, Adeilson Moraes; o vice-presidente da Fundação de Assistência Judiciária, Newton Rubens de Oliveira; o presidente da Comissão dos Acadêmicos de Direito, Rodrigo Videris; os conselheiro André Santos, Lilian Almeida, Guilherme Lazarotti e Gustavo Alves; e os membros do Conselho Jovem, Adjânio da Costa e Daniel Araújo.