OAB/DF inaugura série de cursos para jornalistas sobre grandes temas da pauta nacional

Cerca de 50 jornalistas da grande imprensa, de associações, sindicatos e assessorias participaram, na manhã desta quinta-feira (28), do primeiro curso da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) oferecido a profissionais de comunicação.

Com o tema “Reforma da Previdência: ponto a ponto”, os jornalistas puderam tirar dúvidas sobre a PEC 6/2019, que modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e dá outras providências. Aos profissionais foram apresentados panoramas sobre o sistema previdenciário, modelos de previdência de outros países e análises de casos reais.

O programa criado pela OAB/DF tem o objetivo de estabelecer uma maior aproximação entre a Ordem e os meios de comunicação, além de contribuir para o esclarecimento da população por meio da imprensa. A iniciativa pioneira faz parte do portfólio de cursos da Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA) da OAB/DF. “Quem ganha com isso é a população. Estamos trazendo os grandes debates da sociedade para dentro da OAB/DF, inclusive os jornalistas. A imprensa é fundamental nesse processo de esclarecimento da sociedade e nós, da Ordem, só queremos colaborar”, afirmou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, ao cumprimentar os jornalistas.

Como funciona o programa

A primeira edição do curso contou com a participação de dois especialistas. Diego Monteiro Cherulli, da diretoria do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), instituição parceira da OAB/DF, e o vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário e Seguridade Social da Ordem, José Augusto Pinto da Cunha Lyra, fizeram as explanações.

O curso tem um modelo objetivo, com uma abordagem técnica e acessível, orientada às necessidades de informação dos jornalistas. Com cerca de três horas de duração, o curso é gratuito e voltado exclusivamente a profissionais que atuem na imprensa ou na área de comunicação de entidades em geral. Os professores são voluntários. Os inscritos recebem certificado de participação. “Somos uma escola voltada para a formação dos advogados, mas entendemos que, ao dispor aqui de profissionais que conhecem profundamente temas importantes para a população, devemos disseminar esse conhecimento a vocês, que são um braço importantíssimo nesta ponte com a sociedade”, comentou a diretora da Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal, Célia Arruda de Castro.

Reforma criminal

A pedido dos jornalistas que participaram e de muitos outros que não puderam estar presentes, a OAB/DF divulgará em breve a data da segunda edição do curso Reforma da Previdência: ponto a ponto.

Outro tema com grande demanda é a proposta de reforma criminal, que vem gerando grande repercussão na sociedade e também entre os criminalistas. O chamado “pacote Moro” foi tema de audiência pública realizada pela Ordem no início desta semana, quando diversas entidades, estudantes e profissionais do Direito se reuniram para debater o tema.