OAB/DF lamenta falecimento de advogado pioneiro Luiz Carlos Alvim Dusi

É com profundo pesar que a Seccional comunica o falecimento do advogado pioneiro Luiz Carlos Alvim Dusi, aos 85 anos. Dusi era um dos fundadores da Seccional e detinha a carteira de número 6. O advogado participou dos movimentos em defesa da redemocratização. No dia da interdição do prédio da Seccional, ainda em 1983, por conta do I Encontro de Advogados do DF, interpretado pelas autoridades como uma afronta à proibição de reuniões políticas, Dusi se juntou a outros advogados para ir, de braços entrelaçados, até o pátio onde estavam hasteadas as bandeiras do Brasil e da OAB. Ali postados, entoaram o hino nacional, desafiando as autoridades que, envergonhadas, se dispersaram. Diante da repercussão nacional, o general Newton Cruz chegou a admitir “excesso de zelo” da polícia. O prédio foi, então, liberado.

Dusi era um advogado notável. Foi conselheiro Seccional por várias gestões, presidente do Conselho de Ética, procurador do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e da extinta Legião Brasileira de Assistência.

Ainda foi professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) por longos anos. E mesmo aposentado, a cada eleição da OAB/DF, participava como mesário, como fiscal, e outras funções que lhe foram confiadas, sempre participativo.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, lamenta o falecimento do pioneiro. “Perdemos hoje um dos expoentes da advocacia. Dusi era um advogado ímpar, dono de um caráter e uma ética irrevogáveis. Fica nosso agradecimento e pesar”.

Para Pedro Gordilho, advogado pioneiro da Seccional e orador oficial do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF), “a expressão do pesar; por ser tão abrangente, verdadeira e afetuosa; atende plenamente ao preito de saudade, com o qual devemos celebrar a memória do ilustre e combativo colega Luiz Carlos Alvim Dusi”.

Já Esdras Dantas, presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e ex-presidente da OAB/DF, conheceu Dusi no limiar da carreira profissional. “Foi um advogado pioneiro em Brasília. Se destacou por seu zelo, ética, competência e operosidade evidenciados na sua militância na Advocacia”, lembrou. “Sempre o tive como um exemplo a ser seguido no exercício profissional. Um grande amigo”, disse Esdras.

O velório de Dusi será nesta quarta-feira (4), das 9h às 11h, na capela 9 do Cemitério Campo da Esperança (916 sul).