OAB/DF pede informações à Secretaria de Saúde sobre atendimento dos pacientes com coronavírus

A OAB/DF, por meio da Comissão de Direito à Saúde, pediu à Secretaria de Saúde informações sobre o atendimento aos pacientes diagnosticados com o coronavírus causador da Covid-19 e o acolhimento de seus acompanhantes. O pedido já havia sido feito ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e foi estendido agora à pasta.

Desde a semana passada, a Comissão de Direito à Saúde tem recebido manifestações de servidores e de cidadãos questionando as medidas adotadas no atendimento aos pacientes. Segundo as reclamações, os profissionais envolvidos não vêm recebendo máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e têm faltado itens de limpeza na unidade, inclusive nos banheiros.  

A OAB/DF também pediu informações sobre a quantidade de UTI’s disponíveis e as medidas que vem sendo adotadas para atender aos infectados, tendo em vista as notícias divulgadas de que o número de leitos é insuficiente para todos. “Estamos acompanhando a situação com preocupação e queremos estabelecer uma boa ponte com a Secretaria e Saúde”, afirma a presidente da Comissão, Alexandra Moreschi, que assina o pedido ao lado do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, e em conjunto com o vice-presidente da Comissão, Fabrício Reis.

Em nota técnica, produzida pela Comissão de Direito à Saúde em conjunto com a Comissão de Bioética e Biodireito, a OAB/DF informou que “acompanhará as medidas de prevenção, monitoramento e controle” do coronavírus “visando à adoção de resposta oportuna, eficiente e eficaz a ser implementada pelo Estado, com intuito de “achatar a curva” de contágio, evitando as novas contaminações, garantindo assim um menor impacto da pandemia no sistema de saúde e na economia local”. A nota destaca que o objetivo agora é garantir o direito à saúde de todos os brasileiros, sejam infectados, quarentenados ou não.

Confira a íntegra da nota.