Advogados deram orientações à população sobre o câncer de próstata

Na manhã desta quinta-feira (21/11), a seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), por meio da Comissão de Direito à Saúde, atendeu homens e mulheres na Rodoviária do Plano Piloto com orientações para a prevenção do câncer de próstata e sobre os direitos previstos para quem sofre com a doença. A ação integra a campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção ao câncer de próstata. Ao todo, cerca de 15 voluntários, advogados e advogadas, participaram da atividade.

Atualmente, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas dos tumores de pele. Para a presidente da Comissão de Direito à Saúde, Alexandra Moreschi, a prevenção e divulgação dos procedimentos são fundamentais. “A Comissão tem interesse em não só atuar pelos advogados como também pela população. O importante dessa ação é mostrar que estamos atuando junto à sociedade e ressaltamos a importância da prevenção do câncer que, se detectado previamente traz muitas chances de cura”, afirma.

A iniciativa foi totalmente gratuita e os passageiros da rodoviária puderam aferir a pressão, tirar dúvidas sobre questões jurídicas relacionada à saúde e também receberam panfletos informativos sobre o que é o câncer, como prevenir e tratar. Segundo o vice-presidente da Comissão de Direito à Saúde, Fabrício Reis Fonseca, o local escolhido para realização da campanha é estratégico. “Aqui tem muita rotatividade de pessoas de diferentes regiões do DF, então, é um espaço importante para conscientização”, destaca. A atividade também contou com o apoio dos advogados e advogadas da Comissão de Empreendedorismo Jurídico da OAB/DF.

Uma das pessoas beneficiadas pela a ação foi José dos Reis Pereira Batista, de 66 anos. “Eu achei muito bom esse atendimento, eles me orientaram a ir ao postinho mais próximo da minha casa para fazer exames. Para quem não sabe de muitas coisas essas informações são importantes”, ressaltou ele, que mora em São Sebastião.

O secretário-geral da OAB/DF, Márcio de Souza Oliveira, pontuou a preocupação da OAB/DF com o bem-estar de todos. “A campanha do novembro azul é importante para os advogados e para a população. Já fiz meu exame e recomendo a todos. A Caixa de Assistência e a Ordem estão empenhadas em ajudar e contribuir para uma melhor qualidade de vida da sociedade do Distrito Federal”, disse. Para a secretária-geral adjunta, Andréa Saboia de Arruda, a OAB/DF tem que atuar junto à sociedade. “Sabemos que muitos homens não vão ao médico ou só vão quando a mulher vai. Porém, eles devem entender a importância de fazerem exames regularmente e se cuidarem”, pontuou Andréa.

Diagnosticado com câncer de próstata em maio de 2019, Heres Gonçalves de Oliveira, de 70 anos, tirou dúvidas sobre a doença no stand da OAB/DF. “Eu fiquei surpreso quando me aproximei, achei que estavam apenas medindo a pressão. Quando vi a parte de tirar dúvidas jurídicas percebi a relevância da ação. Informações sobre esse assunto são muito relevantes. Sempre me cuidei, mas é necessário estar atento a cada sinal” , conta o aposentado, que já está em tratamento.

Para o vice-presidente Fabrício Reis Fonseca, a conscientização começa com a quebra de preconceitos. “Temos que acabar com o tabu do exame de toque. O homem tem que entender que esse tipo de câncer é muito recorrente e pode matar, mas, se detectado previamente, tem 90% de chances de cura”, ressalta o vice-presidente.

A ação contou com parceria do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Lorena Campos Ensino de Enfermagem.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica