OAB/DF promove “Seminário de Direito Sistêmico: Todos pertencem” entre 4 e 5 de novembro

A Comissão de Direito Sistêmico da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), em parceria com o Conselho Federal, promove, entre os dias 4 e 5 de novembro, o “I Seminário Nacional Digital de Direito Sistêmico: Todos pertencem”. O evento é totalmente gratuito e ocorrerá de maneira on-line, com transmissões pelos canais do YouTube da OAB/DF e do Conselho Federal. As inscrições estão abertas no site da OAB/DF. Para os participantes, haverá emissão de certificados.

Esse seminário é promovido com o apoio de mais de 30 Comissões de Direito Sistêmico de todo o país. A organização fica a cargo, também, da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), da OAB 360º e da Comissão Especial de Direito Sistêmico do Conselho Federal. Para debater sobre os mais diversos assuntos que envolvem o direito sistêmico, mais de 30 profissionais e especialistas renomados palestrarão em 20 painéis.

Serão discutidos temas como a Prática Sistêmica no dia a dia da advocacia e das comissões, a Inseminação artificial e as consequências no âmbito familiar, a Oratória sistêmica com adolescentes no JBRJ, a Advocacia sistêmica e assessoria jurídica popular.

Segundo o presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/DF, Rodrigo Freitas Rodrigues Alves, o objetivo do evento é “destacar à sociedade e à advocacia nacional nossa proposta de repensar o lugar do advogado e da advogada nas políticas públicas de solução de conflitos e fomentar essa nova dimensão do Direito”.

Debatendo o Direito Sistêmico

A abertura do evento será na próxima quarta-feira (4/11) e começa às 9h. O primeiro painel será sobre o tema “Todos pertencem“, que terá palestra do presidente Rodrigo Alves. Segundo ele, o seminário poderá trazer diversas contribuições para a sociedade. “O Direito sistêmico vem de um movimento maior que integra e inclui várias áreas, da medicina à sociologia, todas aquelas conectadas com o próximo e que buscam se colocar em uma posição de facilitador. Nesse sentido, o direito faz parte e unido a essas profissões maravilhosas, se dispondo a ajudar, a enxergar o próximo a partir de si mesmo. Assim, podemos contribuir para uma sociedade fraterna. Todos pertencem!”, afirma.

Rodrigo Alves, entende, também, que neste momento em que a sociedade vive, é importante gerar debates sobre o Direito Sistêmico. “A difícil conjuntura imposta pelo desafio mundial criado pelo coronavírus, de efeitos econômicos globais deletérios e de impactos imprevisíveis, cujos reflexos são sentidos por toda coletividade, reforça a importância da advocacia sistêmica, de atuação colaborativa, inclusiva, ordenada e equilibrada. Todos ganham com essa nova visão”, completa o presidente.

A programação dos dois dias de evento ocorrerá sempre das 9h às 12h, e das 18h às 19h. A cada painel uma comissão do país estará à frente.

Confira a programação completa aqui

Mais informações em: [email protected]

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)