OAB lança em ato público campanha por eleições limpas na internet

Brasília, 5/6/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, participou, na terça-feira (3), do Ato Público por Eleições Limpas na Internet no Conselho Federal da OAB. Ibaneis disse que as eleições são uma vitória da democracia e, para tanto, um dever social do cidadão. “As campanhas eleitorais são importantes no Estado democrático de Direito. O debate na Internet possibilita ao eleitor conhecer e analisar o perfil de cada candidato, tudo de forma respeitosa e civilizada, sem agressões. É a liberdade de expressão”,salientou.

O evento foi apoiado e prestigiado por representantes dos principais partidos políticos do país, empresas de internet, representantes do Congresso e do Judiciário e por instituições da sociedade civil. Segundo o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a campanha tem como objetivo ampliar a qualidade do debate político, evitando ataques pessoais e inverídicos.

“Temos de desenvolver a conscientização da importância da campanha eleitoral nesse momento de festa democrática para discutir ideias e projetos para o país, evitando que debate político seja diminuído a agressões pessoais, ofensas à honra e inverdades em qualquer veículo, inclusive a internet”, afirmou Marcus Vinicius.

Segundo o deputado Alessandro Molon (PT-SP), relator do Marco Civil da Internet, projeto de lei que regulamenta o espaço on-line, é louvável a iniciativa da OAB, “que se dedica aos grandes temas nacionais, pensando o Brasil como nação e no fortalecimento de nossas instituições”. Para o parlamentar, a internet é a nova ágora, espaço essencial de discussão política. O Marco Civil, segundo Molon, fortalece a liberdade de expressão no Brasil.

Fonte – CFOAB (com adaptações)
Foto – Eugênio Novaes
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF