OAB/DF adere ao movimento “”Outubro Rosa””

Brasília, 18/10/2012 – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) aderiu pela primeira vez à campanha mundial “Outubro Rosa”, que tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância de diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero.

Durante o mês de outubro, o edifício Maurício Corrêa, sede da instituição, estará iluminado de rosa. Os perfis da OAB/DF no Facebook e no Twitter ganham o laço rosa, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama. Vários monumentos do DF, como o Palácio do Buriti, o Congresso Nacional, a Ponte JK, o Palácio do Planalto e a Catedral também estão recebendo a iluminação rosa.

O câncer de mama é o tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres e também o que mais leva à morte. O de colo de útero é o segundo. Os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 12.705 pacientes perderam a vida por causa da doença, em 2010. A estimativa é de que 52 mil casos sejam diagnosticados em 2012, em todo o país.

História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação dos povos, das empresas, das entidades.

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes a câncer de mama e/ou mamografia. Depois veio a aprovação do Congresso, que tornou outubro o mês nacional (estadunidense) de prevenção do câncer de mama.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF