OAB/DF celebra Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza diversas conquistas ao longo dos séculos por uma cultura democrática onde todos tenham voz e vez. Ao saudar as mulheres pelo dia, a Seccional da OAB do Distrito Federal compactua com a luta ainda perene contra a discriminação e por um tratamento igualitário, seja no trabalho, nos empreendimentos ou na política.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, destaca que o espírito de mobilização deve continuar todos os dias do ano. “Infelizmente a desigualdade ainda é uma realidade no Brasil e no mundo. O lugar da mulher é onde ela quiser, que esta data simbolize a luta incessante contra todas as formas de discriminação e de exploração”.

A Seccional do Distrito Federal reafirma seu compromisso com a inclusão da mulher de todas as formas. Por este motivo que as mulheres ocupam, pelo menos, 30% dos cargos de chefia das Comissões da OAB/DF e também no Conselho Seccional. Atualmente, as advogadas mulheres são maioria no Distrito Federal, representando 52% dos inscritos, um total de 18 mil profissionais na ativa.

Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, afirma que o dia da mulher é um momento para refletir sobre tudo que ainda falta. “E falta muito. Precisamos de respeito, igualdade de oportunidade e segurança. E estamos trabalhando muito para apoiar as mulheres advogadas e as mulheres que sofrem violência no DF”, disse. “Contem com a Comissão da Mulher Advogada, a Comissão da Diversidade Sexual e a Comissão de Combate à Violência Doméstica. A OAB/DF está preparada para o desafio de fazer o mundo um lugar melhor para as mulheres”, conclui Daniela.

A Seccional aproveita a oportunidade para parabenizar suas colaboradoras pelo dia especial. Congratulações às mulheres que dedicam seus dias a servir a advocacia com esmero e muita dedicação.

Conferência da Mulher Advogada

Com o mote “Elas sabem o que falaram”, a Seccional do Distrito Federal realizará a Conferência Distrital da Mulher Advogada com 88 palestrantes mulheres em 18 painéis temáticos, no dia 17 de março, para discutir temas como a violência contra a mulher, divórcio litigioso, mulheres encarceradas, como montar o seu próprio escritório, saúde da mulher, sub-representação da mulher na política e prerrogativas. As inscrições estão abertas. Faça a sua.

Na ocasião, serão homenageados aqueles que se esforçaram para que a Lei 13.363/2016 de apoio e proteção à advogada grávida, sancionada pelo presidente Michel Temer, fosse aprovada pelo Congresso Nacional. Os homenageados receberão a medalha Myrthes Gomes de Campos em reconhecimento ao seu empenho durante o processo.

O evento conta com a coordenação científica da vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Cristina Alves Tubino, e da diretora da Comissão da Mulher Advogada, Thayrane da Silva Apóstolo. A Conferência de abertura contará com a presença da advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça. Confira a programação completa.

O evento é uma organização da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF e conta com o apoio da ESA/DF e da Caixa dos Advogados. A conferência conta com o patrocínio do Laboratório Sabin, da Chocolateria e Confeitaria Aguimar Ferreira, da Escola Nacional de Advocacia, da Aida Brasil, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Estado da Bahia (FECOMBASE).

O evento será encerrado às 18h30 com um Happy Hour e contará com a presença da cantora Ana Vilela, conhecida pela música Trem Bala.

Mês da mulher
Além da conferência, durante o mês de março também ocorrerão eventos que visam valorizar a mulher na advocacia. Para homenagear não só as advogadas, mas também todas as mulheres que trabalham no meio jurídico, a Seccional do Distrito Federal receberá em suas entregas de carteiras aos novos advogados apenas paraninfas mulheres para que elas possam contar um pouco de suas experiências e, a partir de suas histórias de vida, motivarem outras advogadas em suas carreiras. As subseções também realizarão diversos eventos no mês da mulher. Confira todos os eventos:

8 de março – 14h às 17h30
A Mulher no Poder Judiciário, desafios e trajetórias (auditório do STJ)

8 de março – 19h30
Desafios da Mulher Jovem Advogada – Subseção da Ceilândia (CNM 1, Bloco G, Salas 301 a 305, Edifício Ceilândia Center)

10 de março – 15 às 18h
Palestra “Advocacia com êxito em Violência Doméstica” –  Auditório da Coordenação de Ensino de Sobradinho/DF – Quadra 17, Área Especial, Sobradinho/DF. Informações: ‪(61) 3387-6142

14 de março – 19h30
Happy Hour na Subseção do Gama (Quadra 01, Conjunto B, Lote 320, Setor Norte)

17 de março – 9h às 18h30
Conferência Distrital da Advogada na sede da OAB/DF (516 norte)

22 de março – 18h
Diálogos Eleitorais: Democracia Intrapartidária e Participação Feminina na Política (OAB/DF – 516 norte)

25 de março – 10h
Caminhada da Mulher no Taguacenter