OAB/DF comparecerá à posse de Esdras Dantas no CNMP

Brasília, 8/8/2013 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, confirmou presença na solenidade de posse dos novos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), entre eles o advogado Esdras Dantas de Souza, para o biênio 2013-2015, na próxima segunda-feira (12/8), às 17h, no auditório Juscelino Kubitschek, na Procuradoria-Geral da República. Também tomarão posse o conselheiro reconduzido Alessandro Tramujas, e os nomeados Alexandre Saliba e Antônio Duarte. Walter Agra Júnior será empossado somente no dia 23/8.

Os decretos de nomeação, emitidos pela Presidência da República, foram publicados nesta quinta-feira (8/8), na seção 2, página 1, do Diário Oficial da União. O CNMP é composto por 14 conselheiros – dois deles são advogados, representantes da OAB. O presidente nacional da Ordem tem assento com direito a voz. O presidente do Conselho é o procurador-geral da República. A composição do CNMP é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato.

Advogado militante em Brasília desde 1979, Dantas nasceu em Caicó (RN) e chegou à cidade em 1960. Os pais do jurista foram pioneiros na Capital Federal. Segundo ele, a paixão pela advocacia surgiu ainda na juventude. Formou-se em Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em Direito Público e há 30 anos leciona em faculdades do DF. Além de ter sido presidente da Seccional de 91 a 95, Esdras foi Conselheiro Federal da OAB (98 a 2004) e presidente da Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB (2001 a 2004).

Reportagem – Priscila Gonçalves (com informações do CNMP)
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF