OAB/DF cria Conselho Jovem para auxiliar advogados em início de carreira

Brasília, 21/11/2014 – Os advogados em início de carreira têm agora um órgão exclusivo para auxiliar em seus anseios. O Conselho Pleno da OAB/DF empossou, na quinta-feira (20), a diretoria do Conselho Jovem Advogado, que funcionará como um órgão da Seccional. Entre suas competências estão a de deliberar e fiscalizar a implantação de políticas dirigidas aos advogados em início de carreira.

O conselheiro Jacques Veloso foi eleito presidente do conselho. “Sempre me dediquei à inserção do jovem advogado no mercado de trabalho e é com imenso prazer que aceitei este desafio e retorno com toda força a este trabalho. Obrigado ao Presidente Ibaneis Rocha e ao Conselho da OAB pela confiança”, disse. Veloso iniciou sua atuação na Seccional à frente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, entre 2004 e 2006, além de ter sido membro da comissão de mesmo nome no Conselho Federal.

Ainda fazem parte da diretoria o vice-presidente Camilo Santos Noleto, a secretária-geral Mariana Godin e o secretário-geral adjunto Francisco P. Ribeiro de Paiva. Também foram criadas comissões especiais dentro do conselho. Daniel Bitencourt presidirá a Comissão de Apoio ao Advogado Autônomo, Mayara Noronha de Albuquerque estará à frente da Comissão de Apoio ao Advogado Empregado e Paulo Alexandre Silva da Comissão de Desenvolvimento da Prática Jurídica.

Jacques Veloso explica que o conselho atuará em parceria com a Comissão do Jovem Advogado. As comissões cuidarão de temas relacionados ao dia a dia do advogado. “No caso da prática jurídica, sabemos que muitos têm dificuldade em saber quais medidas judiciais usar, de como tratar com o cliente, além da falta de vivência no Fórum. Junto com o Escritório Modelo vamos juntar forças, até mesmo para acompanhar os advogados nas primeiras audiências ou franquear espaço para acompanhar os advogados mais experientes”.

O Conselho também pretende atuar junto às Instituições de Ensino Superior. “O apoio ao acadêmico é não só se aproximar do estudante de direito, mas também daquele bacharel ou advogado que se dedica a área acadêmica, seja em sala de aula ou em cursos de mestrado e doutorado”, disse Veloso.

Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF