OAB/DF debate a inclusão escolar

A Comissão de Educação da OAB/DF, em parceria com o Conselho de Educação do Distrito Federal (CE/DF), com o Ministério Público e com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (SINEPE/DF), debaterá a inclusão escolar nas escolas. O evento será realizado na próxima quarta-feira (27), às 8h30, na sede da Seccional (SEPN 516, Bloco B Lote 7).

Serão discutidos temas como a Lei Brasileira de Inclusão, destinada a assegurar e a promover condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para os alunos especiais, visando à sua inclusão social e cidadania, além da normatização ou não do limite de alunos especiais por turma.

Erenice Natália Soares de Carvalho, diretoria de políticas de educação especial da Federação Nacional das Apaes e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF), irá expor os conflitos e as perspectivas da inclusão. A professora e doutora em psicologia educacional, Denise Fleith, falará sobre o papel da escola no desenvolvimento e educação dos alunos superdotados.

O presidente do Conselho de Educação do DF e do Sindicato das Escolas Particulares do DF (SINEPE/DF), Álvaro Moreira Domingues Júnior, abordará os desafios das instituições educacionais particulares com a inclusão. Por fim, a promotora de Justiça de Defesa da Educação (PROEDUC/MPDFT), Cátia Gisele Martins Vergara, tratará sobre a obrigação das escolas privadas com a inclusão na visão do Ministério Público.

A data foi escolhida porque no dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Deficientes e dia 26 é comemorado o Dia Nacional dos Deficientes Auditivos.

Serviço:
O que: Debate sobre inclusão escolar
Onde: OAB/DF, 516 norte
Horário: 8h30

Foto: Mahila Ames