OAB/DF dedica homenagem da Câmara Legislativa a todos os advogados

Brasília, 12/08/2015 – Ao receber moção honrosa da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira (12), durante sessão solene pela passagem do Dia do Advogado, o presidente da Seccional da OAB/DF, Ibaneis Rocha, dedicou o título a todos os advogados e advogadas que militam nos mais diversos fóruns locais (cujo número é estimado em quase 50 mil). “Para enaltecer os advogados do DF, basta lembrar de que lado estávamos nos anos de obscurantismo”, afirmou. “Foi da OAB/DF que saíram as primeiras manifestações públicas exigindo a realização de eleições livres no país”.

A sessão, realizada a partir de proposta dos deputados distritais Raimundo Ribeiro (PSDB) e Bispo Renato Andrade (PR), ambos advogados, reuniu grande número de personalidades do meio jurídico e serviu para rememorar episódios importantes da vida da capital, na qual a entidade teve participação ativa. Andrade disse, em seu discurso, o preceito constitucional segundo o qual “sem o advogado não há Justiça”. Ribeiro destacou o advogado como um dos alicerces do Estado democrático de Direito, com papel decisivo na defesa das instituições e no combate à corrupção.

20150812_cldfAo agradecer a homenagem, Ibaneis Rocha disse que os advogados têm dado mostra de comprometimento com o aperfeiçoamento democrático na medida em que se vocaliza os anseios da sociedade sem, no entanto, interferir ou participar do jogo político-partidário. “O compromisso do advogado e, portanto, da OAB, é com plena vivência democrática de nossa sociedade, lutando corajosamente contra a opressão, a violência, autoritarismo, e todas as formas de ditadura”, afirmou.

Segundo Ibaneis, a advocacia espera que as representações institucionais do país cumpram o seu dever de decidir, de maneira firme e segura, sobre as questões que estão na mesa do grande debate nacional. “Esperamos que as instituições possam vislumbrar horizontes menos turbulentos e mais tranquilos”, acrescentou.

Presentes à sessão estavam o vice-presidente Severino Cajazeiras; a secretária-geral Daniela Teixeira; o secretário-geral Juliano Costa Couto; o diretor tesoureiro Antonio Alves; o presidente da CAA/DF Ricardo Peres, além de conselheiros seccionais e advogados. Também compareceram a procuradora-geral do DF, Paola Aires Corrêa Lima; o secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto; a promotora de Justiça Fabiana Costa Oliveira Barreto; a procuradora titular da CLDF e conselheira Seccional Ana Carolina Reis Magalhães; e o defensor público-geral, Ricardo Batista Sousa.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF