OAB/DF discute os impactos da reforma política para a advocacia

Brasília, 25/2/2015 – A Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/DF, em parceria com a Caixa de Assistência aos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), realizou na noite desta terça-feira (24), na sede da Seccional, debate sobre os impactos da reforma política no plano da advocacia e de forma geral. O secretário-geral adjunto da OAB/DF, Juliano Costa Couto, representou a diretoria da Seccional. Foram convidados para o debate o senador Randolfe Rodrigues (PSol/AP) e o deputado distrital Chico Leite (PT).

O senador Randolfe Rodrigues defendeu o plebiscito popular, no qual o povo decide sobre a Reforma Política. “Eu considero que o primeiro tema para se resolver sobre a Reforma Política é o enfrentamento da questão do financiamento de campanhas entre os moldes que lhe ocorre hoje no Brasil”, afirmou. “O financiamento privado de campanha é a principal chave do sistema eleitoral brasileiro. Somente acredito em reformas se vier da mobilização social”, disse.

Chico Leite, deputado distrital e advogado, destacou os pontos necessários para debater a reforma política. “Primeiramente é necessário o fim do voto secreto parlamentar, em segundo, a revogabilidade dos contratos, e terceiro, participação popular, na proximidade de tornar mais próximas as decisões dos parlamentares da população. E no quarto ponto, regras melhores para o financiamento de campanhas”, explicou.

Para o conselheiro e presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/DF, Jackson Domenico o tema reforma política é amplo e ainda é necessário discuti-lo. “Nós não podemos ficar discutindo tudo sobre a reforma política. O tema é muito mais amplo, nós temos que ter foco. E o foco primordial é apontarmos para os nossos representantes, e para isso, as campanhas precisam ser privadas e a sociedade se mobilizar”, disse.

reformapoliticaAlém dos debatedores citados, compuseram a mesa de debates Jackson Domenico, que preside a Comissão de Assuntos Legislativos e a Coordenação das Comissões da OAB/DF, João Paulo de Sanches, presidente da Comissão de Direito de Família, Glauco Alves e Santos, presidente da Comissão de Olimpíadas 2016 e Grandes Eventos, Isabella Villefort, secretária geral da Comissão de Assuntos Legislativos.

Estiveram presentes também José Saraiva, presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal (IADF) e conselheiros seccionais.

Fotos – Valter Zica
Comunicação social – Jornalismo
OAB/DF