OABDF faz 60 anos

No dia 25 de maio de 1960, há exatos 60 anos, a OAB/DF se instalava em Brasília, 34 dias após a inauguração da capital, para representar e desenvolver a advocacia no Distrito Federal. A Seccional começou suas atividades em uma sala emprestada pelo Tribunal de Justiça, na Esplanada dos Ministérios. Mais tarde, com o crescimento do número de inscritos, em janeiro de 1983, ocorreu a mudança para uma sede própria, no atual endereço, na 516 Norte.

Ao longo destes 60 anos, mais de 65 mil advogados e advogadas construíram essa história. Hoje, aproximadamente três mil novos colegas ingressam na OAB/DF a cada ano, mais de 90 comissões temáticas na sede da Seccional e praticamente o mesmo número nas 12 subseções tratam dos mais diversos interesses da população e a instituição vem se modernizando para acompanhar o seu tempo.

No momento da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Seccional reorganizou seus processos internos, reduziu burocracias e ampliou a digitalização dos seus serviços com o programa OAB/DF Digital. Foram prorrogadas as anuidades e ampliados os recursos para auxílios. Por meio da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), a advocacia tem recebido teleatendimento em saúde gratuito, apoio para equilibrar os efeitos da crise e o maior número de vacinas contra a gripe H1N1 já disponibilizados à classe.

Para acolher os novos profissionais em meio às restrições impostas pela pandemia, a OAB/DF passou a realizar as cerimônias de entrega de carteiras por videoconferência. Durante o período de isolamento social, mais de 300 novos advogados e advogadas ingressaram na profissão graças a um serviço ágil e às novas tecnologias que a Seccional tem utilizado. As reuniões virtuais foram adotadas também para garantir a continuidade dos debates nas comissões, as sessões do Conselho Pleno e até mesmo do Tribunal de Ética e Disciplina.

Nos tribunais, nas mais diversas cortes, nos presídios, a advocacia vem participando de audiências, sustentações orais e reuniões a distância. Atuações todas garantidas graças ao esforço da Seccional para preservar a saúde sem abrir mão dos direitos e prerrogativas.

Em dois meses, a Escola Superior de Advocacia (ESA/DF) realizou 20 lives sobre os mais variados temas de relevância para a advocacia, levando informação, orientação e a experiência de especialistas e dirigentes ao alcance de toda a advocacia. 

Confira tudo o que foi feito desde o início da pandemia.

Em artigo inédito, publicado na edição de hoje do jornal Correio Braziliense, o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, conta mais sobre a história da Seccional, faz uma importante reflexão sobre o atual momento e convida a todos para as comemorações, que acontecem de forma diferente neste contexto de isolamento social de toda a população. Sem eventos presenciais e com muito trabalho a fazer em prol da advocacia, a Secional organizou uma série de conteúdos e encontros virtuais para celebrar esta data.

Confira aqui a programação completa.

Além dos debates virtuais, a página da Seccional no Instagram está com conteúdos especiais sobre os 60 anos há algumas semanas. O conteúdo inclui vídeos de 60 personalidades com breves depoimentos sobre as passagens mais marcantes, curiosidades e experiências vividas ao longo das seis décadas de existência da OAB/DF e uma linha do tempo com os marcos históricos mais importantes da Seccional.