OAB/DF lança documentário Direito à Memória

A OAB/DF realizou, na noite desta terça-feira (5), o lançamento do documentário “Direito à Memória”. Com duração de 50 minutos, o média-metragem é um congregado de imagens e entrevistas que relatam a atuação da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional DF durante o período de ditadura militar.

Segundo Alisson Rafael Sousa Lopes, presidente da Comissão da Memória da Verdade, o tempo foi um dos pontos chaves do filme. “Pensamos em passar este documentário nas escolas, por isso 50 minutos. É um tempo bom, tem o formato de passar em uma aula”, contou. Segundo Lopes, a ideia inicial era fazer um livro, porém o documentário permite fazer um resgate melhor sobre o que a ditadura tentou apagar.

Por falar em história, para Cézar Britto, ex-presidente da OAB, “só quem não gosta de história é quem faz mal uso dela”. Logo depois o membro honorário vitalício afirmou que “deve-se proporcionar o acesso à nossa história para aprender com os erros do passado e não os repeti-los novamente”.

Uma das entrevistadas no documentário é Maria José Conceição Maninha, médica. Segundo ela, na época da ditadura militar as torturas e as prisões eram constantes. “Nessa época várias pessoas sofreram muitas violências, eu mesma tive um aborto espontâneo causado por stress. Poder compartilhar com essas histórias da nossa vida e o nosso combate na época da ditadura é algo que conforta”, pontuou.

Jarbas Silva Marques é um dos jornalistas que também está por trás da montagem do documentário. Jarbas contou que um dos maiores desafios do projeto foram a agenda e a idade dos entrevistados, uma vez que alguns, inclusive, até já morreram. Contudo, Marques ressaltou que “participar desse resgate histórico foi uma grande honra, principalmente por já ter trabalhado na Casa e ter sido editor-chefe da Ordem”.

Conduzido pela advogada pioneira Herilda Balduino, o filme apresentou relatos dos advogados atuantes durante o período e depoimentos de ex-alunos da Universidade de Brasília (UNB). Além disso, jornalistas que foram presos e torturados também contaram suas experiências. Os arquivos foram gravados entre 2013 e 2015 e editados neste ano, no formato de filme.

Participaram da mesa de inauguração do filme Alisson Rafael Souza Lopes, presidente da Comissão da Memória da Verdade; Cézar Britto, ex-presidente da OAB Nacional; Maria José Conceição Maninha, médica; Toninho, dirigente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); Herilda Balduino Silva, advogada; Jarbas Marques, jornalista; José Geraldo, advogado e ex-reitor da Universidade de Brasília (UNB); Vitor Neiva, advogado; Hélio Doyle, jornalista e Lucas Rafael, vídeo artista. Além desses o lançamento contou com a presença de todos os membros da Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF.