OAB/DF marca presença na I Conferência Nacional da Mulher Advogada

Brasília, 21/5/2015 – A secretária-geral da OAB/DF, Daniela Teixeira, participou nesta quinta-feira (21) da abertura da I Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Maceió (AL). A Conferência terá dois dias de debates sobre o mercado de trabalho para as advogadas, os desafios enfrentados por elas no cotidiano profissional e os avanços e retrocessos nas questões de gênero no Brasil e no mundo, e especificamente na advocacia.

Designada pelo presidente Ibaneis Rocha para representar a Seccional, Daniela Teixeira registrou que a OAB/DF é a “mais feminina do Brasil”. De acordo com a secretária, as advogadas do Distrito Federal são muitas e atuantes. “Presidimos comissões, fazemos parte da diretoria da Seccional e da Caixa de Assistência. No DF, a mulher tem voz e voto. Vamos levar o exemplo para todo o país”, afirmou a advogada.

2Daniela Teixeira falou sobre a importância da Conferência: “Somos 405 mil advogadas no Brasil. A Conferência da Mulher Advogada é um convite para assumirmos o protagonismo na OAB e na vida política brasileira. A OAB/DF é pioneira no respeito e reconhecimento das advogadas. Apenas sete mulheres foram presidentes de Seccionais na Ordem, entre elas nossa sempre presidente Estefânia Viveiros, que será homenageada hoje aqui em Alagoas. Também homenagearemos a advogada pioneira brasiliense Herilda Balduino, por sua luta para aprovar a reserva de 30% de mulheres nas chapas da OAB”.

2No evento, serão homenageadas as advogadas que já presidiram Seccionais. Estefânia Viveiros, por exemplo, lembrada por Daniela Teixeira, foi presidente da OAB/DF por duas gestões: 2004/2006 e 2007/2009. Já Herilda Balduíno foi uma das advogadas pioneiras de Brasília, um dos expoentes na luta pelos direitos civis e contra o autoritarismo na capital federal e que hoje preside a Comissão da Memória da Verdade da OAB/DF.

1Em dezembro, Herilda já havia recebido o prêmio Rose Marie Muraro, uma das mais respeitadas distinções do país no que toca a luta pela igualdade entre gêneros e a militância pelos direitos das mulheres. Já foi também homenageada recentemente pela própria OAB/DF.

Advogadas homenageadas por presidirem Seccionais da OAB
Angela Serra Sales (OAB/PA)
Cléa Ana Maria Carpi da Rocha (OAB/RS)
Estefânia Ferreira de Souza de Viveiros (OAB/DF)
Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati (OAB/PI)
Maria Avelina Imbiriba Hesketh (OAB/PA)
Maria Helena Gargaglione Póvoas (OAB/MT)
Sulamir Palmeira Monassa de Almeida (OAB/AP)

Clique aqui para conferir a programação completa da Conferência.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF

Fotos – Eugênio Novaes