OAB/DF participa do 3º The Street Store

Nesse ultimo domingo (9), a Seccional da OAB/DF participou pelo 3º ano consecutivo do projeto social The Street Store, ocorrido no espaço ao lado da Torre de TV. Por meio de uma loja de rua, tendo em vista oportunizar as pessoas a verem a vida de outra forma, o projeto tem como objetivo levar um dia especial para pessoas em situação de rua. A loja permite que pessoas desfavorecidas escolham dentre opções de doações como peças de roupas, sapatos, acessórios, brinquedos, cobertores, entre outros produtos.

Esse ano, atendendo aproximadamente 300 pessoas nessa situação, o evento disponibilizou médicos conveniados, professores de educação física e pintura para crianças. As Comissões de Direitos Humanos e de Ciências Criminais da OAB/DF disponibilizaram integrantes para prestar atendimento jurídico aos participantes.

Com a participação da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF), foram ofertados massagem, assistência social e uma enfermeira que aferiu pressão e taxa de colesterol.

A advogada Ana Izabel Gonçalves de Alencar coordena um projeto dentro da Comissão de Ciências Criminais chamado Prevenção à Violência com Ação Social. Por esse motivo, a Seccional participou como parceira do Street Store. Ela destacou que a iniciativa social forneceu apoio e orientação para a população beneficiada e que para o que não foi possível uma solução imediata, foi encaminhado para lugares como defensoria pública ou a própria Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) da OAB/DF.

Para Ana Izabel, é importante lembrar que muitas dessas pessoas não estão nessa situação porque querem e sim pelo próprio destino. “Acho que devemos olhar com olhos de amor para essas pessoas”, afirmou.

O evento contou com a presença do presidente da Comissão de Ciências Criminais, Alexandre Queiroz, do presidente da Comissão de Direitos Humanos, Daniel Muniz, além de outros membros das comissões.

Daniel Muniz disse que “o The Street Store traz a dignidade para as pessoas em situação de rua, contribuindo para que elas tenham a atenção necessária e possam escolher as roupas que estão à disposição, além de contar com orientações jurídicas e atendimento voltado a saúde. A CDH tem a satisfação de participar desses eventos sociais.”