OAB/DF participa do I Colégio de Secretários-Gerais do Sistema OAB

O Conselho Federal da OAB realizou na última quarta-feira (5) o I Colégio de Secretários-Gerais do Sistema OAB. Com o objetivo de debater assuntos ligados ao dia a dia da advocacia e pautas de interesse dos advogados e dos cidadãos do país. A fim de representar a Seccional do Distrito Federal o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves, e a conselheira, Hellen Falcão, estiveram presentes no evento. Além deles compareceram ao Colégio dirigentes das 27 Seccionais.

Antonio Alves, diretor-tesoureiro da OAB/DF, conta que eventos como este demonstram que as Seccionais do Brasil padecem de situações comuns e que a troca de informações entre elas resultam em bons frutos para a Ordem de modo geral. “O debate principal foi sobre o processo judicial da OAB, e eu pude perceber que todas as dúvidas existentes na OAB/DF existem em todas as outras Seccionais, mesmo aquelas que já desenvolveram seu próprio sistema. A vantagem deste Colégio é que finalmente todas as Seccionais resolveram buscar um caminho único, que permita a comunicação entre elas e o conselho Federal através de uma única ferramenta”.

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio Chaves, abriu o encontro, representando o presidente Claudio Lamachia. “Este encontro é a demonstração inequívoca que todo o sistema OAB está engajado na defesa das prerrogativas profissionais e no direito do cidadão” afirmou.

O secretário-geral do Conselho Federal, Felipe Sarmento, conduziu os trabalhos ao longo do dia. Samento esclareceu que a reunião serviu para trocar experiências, compartilhar soluções e problemas e observar as diferenças entre as realidades de cada Seccional. O secretário também informou que a reunião deve passar a ser periódica. A próxima será realizada em junho.

O I Colégio de Secretários-Gerais do Sistema OAB começou com a apresentação de cada dirigente, com número de advogados ativos em cada Seccional, número de salas de advogados, o número de funcionários e o número de Subseções. Também foram debatidos temas como Processo Eletrônico na OAB, a criação de um Diário Eletrônico do Conselho Federal, para intimações em processos éticos e administrativos, e o registro de sociedades de advogados. Temas como padronização de procedimentos, os serviços oferecidos por cada Seccional aos advogados, combate à inadimplência e informatização dos sistemas internos da OAB também foram debatidos.

Com informações do Conselho Federal da OAB