OAB/DF prestigia inauguração do CEJUSC no Foro Trabalhista

O Foro Trabalhista de Brasília, localizado na 513 norte, agora conta com um espaço exclusivo para a realização de audiências de conciliação, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC). O espaço, inaugurado na última semana pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), conta com gabinetes e cinco salas com mesas, cadeiras e equipamentos de informática para receber as partes com conforto e qualidade. Carlúcio Campos Coelho, presidente da Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal, representou a Seccional do Distrito Federal na ocasião e se disse muito satisfeito por mais um pleito da advocacia ser atendido.

Carlúcio Campos Coelho ressalta que a advocacia trabalhista do Distrito Federal deve comemorar essa conquista pois “nós entendemos que, não só a conciliação é forma mais satisfatória na resolução de conflitos, mas também aliviar as pautas das diversas varas do DF. O Cejusc é uma oportunidade para que as audiências das varas sejam antecipadas e que a Justiça ocorra de forma mais célere, o que vem de encontro aos anseios da sociedade e dos advogados”.

Carlúcio ressalta que as instalações foram construídas de forma exemplar em tempo recorde, de 31 dias, mérito este do juiz Luiz Fausto Marinho Medeiros, diretor do Fórum. Carlúcio conta ainda que a história do Cejusc remonta a época do ”conciliar é 10”, criado pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Mário Caron, e incentivado pela presidente da Amatra X, Rosarita Caron.

O espaço, coordenado pela juíza do Trabalho Roberta de Melo Carvalho, conta também com uma sala com sofás e poltronas para ser utilizada nas negociações em que seja necessária mais privacidade para trabalhadores, empregadores e seus respectivos advogados.

“Acho que o jurisdicionado da Décima Região é privilegiado em contar com um Centro como este, e sobretudo em contar com as pessoas que o compõem, pessoas que me impressionaram profundamente, que trazem na veia a vontade de conciliar e fazer crescer essa semana da conciliação, e transformá-la não só numa semana, mas num trabalho de 365 dias conciliando e fazendo a Justiça do Trabalho mais ágil”, frisou o ministro Emmanoel Pereira, que após a inauguração elogiou as instalações do CEJUSC.

Em seu discurso durante o evento, o presidente do TRT10, desembargador Pedro Foltran, revelou ter as melhores expectativas quanto ao Centro, e disse que esse deve ser um dos principais pilares de sua administração. O magistrado fez questão de agradecer a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região, da Escola Judicial, dos juízes e dos servidores da Décima Região para o sucesso do projeto de criação do CEJUSC.

Já a juíza Roberta Carvalho frisou que o Centro representa uma nova maneira de resolver os conflitos que chegam até o Poder Judiciário. A ideia, segundo ela, é oferecer um ambiente físico, humano e profissional propício para que as partes tenham oportunidade de refletir melhor e consigam encontrar a melhor solução para seus conflitos. “O mais importante é que nós teremos uma pacificação social”, resumiu a magistrada.

O diretor do Foro Trabalhista de Brasília, juiz Luiz Fausto Marinho Medeiros, também discursou no evento e agradeceu a desembargadores, juízes e servidores o empenho na instalação do Centro. Ele contou que o CEJUSC é fruto de um compromisso da gestão do atual presidente do TRT-10, em sintonia com a política judiciária nacional. “A instalação do CEJUSC concretiza o anseio de muitos magistrados, no sentido de que o tratamento dos conflitos trabalhistas ocorra em um ambiente específico e especializado”.

Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra X), a juíza Rosarita Caron disse que construir um ambiente diferenciado para conciliação só é possível quando se tem o apoio do presidente do Tribunal e do diretor do Foro. Para ela, centros como esse que está sendo inaugurado devem ser vistos como estabelecedores da paz social.

Além dos citados, o evento contou com as presenças de representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região, autoridades e servidores.