OAB/DF prestigia posse da Diretoria do Sindicato dos Procuradores do DF

A diretoria da OAB/DF prestigiou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal, na tarde da quarta-feira (4). A cerimônia deu início a nova gestão do Sindicato, que uniformizará a condução da defesa dos interesses da categoria, em consonância com o trabalho que já está sendo realizado pela Associação dos Procuradores do Distrito Federal.

Carlos Valenza, atual presidente da APDF, ao assumir o cargo de presidente do Sindicato, conta que o momento é de unificação da diretoria para que tanto a Associação, quanto o Sindicato tenham uma única voz e sigam um mesmo caminho na defesa dos procuradores. “A eleição teve ampla participação e os procuradores esperam que os objetivos das entidades de classe caminhem lado a lado e faremos isto”.

Valenza esclarece que os papéis das duas instituições são diferentes. “A Associação tem uma natureza jurídica um pouco diferente do sindicato, é mais associativa, e o Sindicato luta por condições de trabalho, atua como substituto processual e tem mais facilidade no embate judicial”.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, se disse orgulhoso por ver os colegas unificando a categoria. “A Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF) é um dos maiores e mais bem preparados escritórios de advocacia do DF. A Seccional está sempre à disposição para ajudar nos pleitos que chegarem até nós”, disse.

Para o atual vice-presidente da APDF e conselheiro seccional, Renato Leal, que tomou posse como vice-presidente do Sindicato, a unificação das entidades fortalece ainda mais a categoria. “Nosso sonho é congregar e contar cada vez mais com o apoio de todos os procuradores do DF, não somente em relação à defesa de nossas prerrogativas e direitos, mas também no dia a dia buscando soluções para os novos desafios de nossa atuação funcional”.

A vice-presidente, Maria Wilma Mansur, é procuradora aposentada e está integrando a chapa por acreditar que é necessário fazer um trabalho conjunto dos ativos com os inativos. “O nosso mote vai ser reunificar a carreira e isso inclui também os inativos, que sempre tiveram uma participação muito grande na Procuradoria e que, na grande maioria, são filiados à Associação e ao Sindicato”.

Para a Procuradora-Geral do DF, Paola Aires, a nova diretoria está preparada para enfrentar os novos desafios. “Essa gestão tem tudo para superar as expectativas que foram depositadas aos colegas ao longo da campanha. Contem com a PGDF para essa nova empreitada”, disse Paola Aires.

Também prestigiou a cerimônia de posse o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; a conselheira seccional, Ana Carolina Magalhães; o ex secretário-geral da OAB/DF, Eduardo Roriz.