OAB/DF promove Networking do Escritório Modelo

Traçar um caminho de sucesso na advocacia exige esforço e perseverança. Formar uma rede de contatos com outros profissionais é essencial nesse âmbito para troca de experiências. Pensando nisso, na noite da última terça-feira (25) a OAB/DF promoveu um encontro entre advogados e grandes escritórios a fim de viabilizar, assim, oportunidades profissionais. O evento contou com 60 inscritos, tendo as inscrições se esgotado em menos de 5h. Cerca de 10 escritórios participaram da seleção.

O Networking é promovido pelo Escritório Modelo da OAB/DF, que conta com a coordenação do advogado Hamilton Amoras e com a coordenadora da OAB Estágio, Maysa Amaral. O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, realizou a abertura do evento e expôs que o Networking já promoveu vários casos de sucesso, não só de contratações como novas sociedades. “Nossa missão, como Ordem, é exatamente tentar viabilizar que a jornada de vocês, principalmente de quem está começando, seja um pouco menos dolorosa do que costuma ser”.

Para Hamilton Amoras, “é uma oportunidade interessante para os colegas, advogados, e para os escritórios que veem em vocês uma grande potencial de trabalho e de ajuda, além de ser uma perspectiva profissional”.

Uma das maiores dificuldades é o fato de o mercado ser muito enxuto e restrito, sendo mais fácil iniciar quando recebe uma indicação ou possui um nome na advocacia, afirmou Jéssica Costa de Oliveira, pós graduanda na área de Direito Civil. A advogada tirou a carteira da OAB há um ano e compareceu ao Networking para ter a oportunidade de atuar na profissão.“Eu quero ser bem reconhecida em Brasília na área que eu trabalho e, eventualmente se vier oportunidade, abrir meu próprio escritório também”.

Igor Coimbra, 27 anos, é especialista em Direito Tributário e Cível e conta que além de dar aula, deseja abrir um escritório e ser procurador do DF. Segundo o jovem, as maiores angústias de um advogado novo é quebrar a falta de credibilidade, e ter coragem de atuar. “Participar de comissões é de suma importância por que você conhece outros advogados e começa a se destacar no meio, é um modo muito bom de criar relações com os advogados de Brasília”.

Por seu escritório atuar nas áreas empresarial e trabalhista, o advogado Phelipe Pacheco, do escritório PH Pacheco Advocacia e Consultoria Jurídica, estava no evento a procura de alguém que possa trabalhar como um coringa, alguém com conhecimento em ambas as áreas. Para ele, os interessados devem “focar nos estudos e aproveitar as oportunidades que apareçam, tendo dedicação”.

Da Advocacia Fernandes Andrade, Cristiano Fernandes atua na área tributária, empresarial, trabalhista e previdenciária. O advogado afirma que pretendia contratar no dia, pelo menos um advogado na área trabalhista e sugere como destaque para advogados iniciantes, após ter o conhecimento sedimentado, palestrar sobre o assunto de seu entendimento, fazendo sua autopromoção com ética. “O jovem advogado precisa se aperfeiçoar o tempo todo, isso é essencial porque o Direito evolui muito rápido e o advogado tem que acompanhar essa evolução com a mesma rapidez”.

Representando o escritório Sacha Calmon Misabel Derzi Consultores e Advogados, Paula Von Borries atua no direito tributário e busca o comprometimento na hora de escolher um candidato. “Nós damos muito valor à formação acadêmica. A habilidade de comunicação, o comportamento e saber falar mas saber ouvir também, passando uma postura profissional são importantes em uma entrevista”.

Muitos escritórios afirmam levar em conta, na área de contratação, a vontade do novo advogado de crescer por meio da ética, da moral e da justiça. Consideram relevantes as palestras e cursos dos quais o jovem advogado tenha participado. O estudo, o interesse, a vontade em aprender e se manter sempre atualizado devem estar essencialmente presentes de um candidato segundo os escritórios. Ao longo do ano serão feitos quatro encontros de Networking com o objetivo de abrir oportunidades no mercado de trabalho.