OAB/DF recepciona candidatos do Exame de Ordem

O Conselho Jovem e a Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante (CAAI) estiveram presentes, na tarde de domingo (28), nos locais onde foi aplicada a 2ª fase do Exame de Ordem. A prova prático-profissional da OAB só é realizada pelos candidatos aprovados na 1ª fase, e é composta de 2 partes distintas compreendendo a área de opção do candidato. O grupo da OAB/DF distribuiu kits com lanche e água, além de ter dado dicas e apoio aos futuros advogados.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, aconselhou os alunos a prestarem muita atenção na redação da peça. “Sugiro que o rascunho não seja feito com a íntegra da peça, que é a resposta. Deve-se concatenar as ideias de forma que se tenha mais tempo para fazer com calma a resposta definitiva”, disse.

Camilo Noleto, presidente do Conselho Jovem, acredita que a presença da Ordem demonstra a torcida pela aprovação dos candidatos. “Vários deles agradeceram a nós e disseram que é um motivo de tranquilidade o apoio dado pela futura Casa”, conta.

Jaime Santana, integrante da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, diz que é essencial a presença do grupo pois seus membros passaram por aquela situação recentemente, e por isso possuem muita empatia pelos futuros advogados. “É uma pressão emocional tremenda, e uma palavra de quem já esteve ali é de extrema importância. A gente percebia o conforto no olhar de cada candidato abordado”.

A primeira parte da segunda etapa avalia a redação de peça, petição ou parecer. Já a segunda é composta por questões práticas, sob a forma de situações-problema. Para esta fase os candidatos puderam escolher entre as diversas áreas do Direito, são elas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário, acompanhadas de seus correspondentes direitos processuais.

William Vinícius Campos fez a prova pela primeira vez. O jovem escolheu a área de Direito Penal e conta que, apesar de não ter feito cursinho, recebeu diversos apoios importantes durante sua caminhada. “Eu estudei com o material em casa e para mim foi essencial o apoio da faculdade com peças práticas durante o período do curso, isso me deu segurança para agora fazer a prova”. Elias Nunes Valadão também realizou o exame pela primeira vez e escolheu também o Direito Penal. “Estudei muito e estou preparado”, disse confiante.

Alessandra Quaranta já realizou a prova para outra disciplina, porém agora escolheu a área trabalhista. “A prova é boa, eles têm dificultado cada vez mais. Por eles terem feito uma prova bem difícil na primeira fase, espero que hoje esteja mais tranquila”, avaliou.

Kelly Amorim, professora, ressalta que o Exame de Ordem demanda concentração. “Nesse momento eles ficam muito ansiosos. Então, nós tentamos dar tranquilidade e equilíbrio, porque na reta final é o momento em que eles mais precisam de nós”, diz. Anderson Costa, professor, também acredita que o maior inimigo na segunda fase é o nervosismo. “Se chegaram até aqui é porque estão preparados. É preciso foco e tranquilidade”, enfatiza.

Para Vinícius Fonseca a tranquilidade é essencial, mas não se pode esquecer de método na hora de responder às questões. “Normalmente a pessoa já tem o conhecimento daquilo que ela vai colocar na prova. Só que quando chega nesse momento a pessoa está muito pressionada, e isso faz com que ela se esqueça de colocar a jurisprudência, os artigos relativos ao tema. Deve-se levar em consideração os pontos técnicos e o que a questão está pedindo”.

Anna Carolina Dantas já havia participado da recepção dos candidatos em 2015 e ressalta a importância do ato. “As pessoas são extremamente receptivas, nós conversamos sobre as nossas experiências e conseguimos nos acalmar nesse momento difícil. Ao fazer isso aqui, a OAB/DF cumpre o seu papel institucional”.

Os membros da Jovem Advocacia que estiveram presentes para receber os candidatos na Asa Norte e na Asa Sul foram:
Aldenio de Souza
Aline Woo
Anna Carolina Dantas
Arthur Gurgel Freire
Camille Costa
Camilo Noleto, presidente do Conselho OAB Jovem
Carolina Santana
Dan Gomes Sales
Danielle Hammerschmidt, vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante
Fernanda Rocha
Flávio Soares de Carvalho
Francisco Wellington Ramos
Franklin Rocha
Jaime Santana
Larissa Xavier
Lenda Tariana
Leandro Salazar
Ludmilla Vieira
Marcos Gabriel Gomes
Maria Cristina Barreiros
Régis Teles
Rodrigo Videres
Thiago Ramos
Verlayne de Sousa Ramiro
Vinicius Fonseca
Mauricio Gisler, do blog Exame de Ordem.