OAB/DF vai às ruas falar sobre Direito da Mulher

No último sábado (25), a diretoria da OAB/DF e da Subseção de Taguatinga foram às ruas em um apitaço para levar conhecimento à população sobre os direitos da mulheres por meio da cartilha “Não se cale: É pela vida das mulheres”. O ato ocorreu no Taguacenter, em Taguatinga, e encerrou a série de eventos do mês de março. A cartilha, elaborada pela Comissão da Mulher Advogada de Taguatinga, aborda a igualdade no mercado de trabalho, a saúde da mulher, o seu envolvimento no contexto social, a violência e os telefones úteis para que ela seja combatida. Foram entregues mais de mil exemplares à comunidade.

Os representantes da Ordem andaram com apitos pelas ruas para chamar atenção de todos que passavam ao redor. Durante a caminhada abordaram pedestres, motoristas, comerciantes e consumidores a fim de e conscientizar a população sobre os direitos das mulheres. Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, se mostrou satisfeita com o ato. “Levar o combate à violência para as ruas é o nosso maior objetivo. Nós escolhemos um dos lugares mais movimentados de Brasília para atingir um grande número de pessoas e nos prontificar a ajudar todos que precisam. Temos Comissões da mulher em todas as Subseções, temos a Comissão de Combate a Violência Doméstica na Seccional e estamos sempre à disposição”, disse.

Aline Braga, comerciante, recebeu a cartilha no último sábado e disse achar muito interessante a iniciativa da Ordem de ir até o cidadão. “Eu achei muito importante receber a cartilha para gente ler e saber dos nossos direitos. Acontece com toda mulher de passar por algum lugar e os homens mexerem com a gente e ficar assediando. Não é legal, e é muito importante saber o que fazer”, disse.

Débora Alves, arteterapeuta, também foi uma das mulheres a receberem a cartilha na manhã do último sábado. Débora conta que em sua profissão já trabalhou com pessoas que sofreram agressões, e que por vezes não foram físicas e sim psicológicas. “A maioria da mulheres que aparecem tem por trás das patologias algum fator relacionado a violência moral e psicológica”.

Jacques Veloso de Melo, secretário-geral da OAB/DF, se disse satisfeito por ajudar a proporcionar um esclarecimento à população e dar apoio às mulheres na luta por igualdade. “Esse trabalho que a Ordem vem fazendo é extremamente importante, percebemos ao andar e conversar com as pessoas a sua necessidade. Ainda existem muitas mulheres oprimidas que não sabem como lidar com esta situação, é essencial a Ordem ajudá-las nesta luta”, disse.

O presidente da Subseção de Taguatinga, Lairson Bueno, compareceu à manifestação e se disse contente por esta iniciativa ter ocorrido em sua cidade. Enquanto andava pelas ruas da cidade e entregava cartilhas às mulheres que estavam presentes, a vice-presidente da Subseção de Taguatinga, Andressa Pellisari, tirou dúvidas sobre o papel da mulher advogada e da mulher cidadã. “Os nossos trabalhos irão continuar, temos muitos projetos e buscamos ser muito atuantes para fazer um trabalho que realmente faça a diferença na vida das pessoas”.

Valéria Guimarães, presidente da Comissão da Mulher Advogada de Taguatinga, conta que o projeto foi pensado para trazer a voga a discussão sobre o tema e influenciar as mulheres a denunciarem qualquer tipo de violência. “Queremos que as mulheres não se calem para todas as diminuições que nós sofremos. A questão do assédio, da coação e do constrangimento devem ser extinguidas. Eu quero que um dia minha filha olhe para mim e pergunte se é verdade mesmo que as mulheres eram diminuídas, assim como olho para minha mãe e pergunto, incrédula, se o casamento arranjado um dia já existiu”.

Participaram do ato a presidente da Comissão de Direito das Famílias, Liliana Marquez e a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Thayrane da Silva Apóstolo. A Caixa de Assistência dos Advogados, esteve presente e ofereceu à população serviços de massagem, aferição de pressão e glicose.

Confira a cartilha na íntegra.