Outubro Rosa: OAB/DF e CAA/DF distribuem cartilha sobre prevenção contra câncer de mama

Brasília, 21/10/2013 – “Chegou a hora de pedir vênia para cuidar de você”. Com este slogan, a OAB/DF chama a atenção para a prevenção contra o câncer de mama, em cartilha distribuída, nesta segunda-feira (21), aos advogados no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), pela Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF). A legislação brasileira prevê que todo trabalhador acometido de câncer tenha direito à aposentadoria integral por invalidez, seja servidor público ou da iniciativa privada, independente do número de contribuições. Caso o segurado precise ser assistido permanentemente por outra pessoa, o valor aumenta em 25%.

A cartilha também será distribuída, nesta terça-feira (22), às 13h, no terminal das vans localizado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. Ainda neste mês, fóruns, Subseções do DF e salas de apoio aos advogados receberão a visita da CAA/DF. A ação faz parte das comemorações do Outubro Rosa, campanha mundial que a Seccional participa pelo segundo ano consecutivo.

O livreto, aborda, além de questões clínicas, os direitos dos pacientes portadores da doença. A cartilha destaca que a legislação brasileira assegura aos portadores de tumor maligno direitos especiais como a isenção de pagamento de imposto de renda quando aposentado, o andamento prioritário de processos judiciais, levantamento do seguro de vida e da previdência privada, a quitação de imóvel, o saque do PIS, o auxílio transporte, a isenção de IPI, ICMS e IPVA na aquisição de veículos especiais, entre outras garantias.

CAA- TJDFT21-10-2013 019Ricardo Peres, presidente da CAA/DF, afirmou que a Caixa de Assistência tem como papel cuidar da saúde do advogado, do bem estar e da qualidade de vida. “Com essa campanha, a Caixa consegue exercer sua atividade principal. A Caixa participa do Outubro Rosa para ajudar as mulheres, as advogadas, a prevenir o câncer de mama”.

A vice-presidente da Caixa, Fabíola Orlando, disse que a cartilha é um norte. “Nós mulheres e advogadas, temos de parar um pouco para nos cuidar. Ainda que a gente saiba das consequências do câncer, nós não paramos. Temos de nos cuidar primeiro, para depois cuidar do outro”. A tesoureira da Caixa de Assistência Mariela Souza de Jesus também participou da distribuição. 

A advogada Raquel dos Santos Almeida parabenizou a iniciativa. “A ação é de suma importância para as mulheres e, principalmente, por ter o reconhecimento de nós mulheres advogadas na prevenção do câncer de mama. Tanto que as grandes instituições também tem abraçado essa causa, fazendo grandes parceiras com institutos de câncer”.

Outubro Rosa

A campanha mundial Outubro Rosa tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero. Durante todo o mês de outubro, o edifício Maurício Corrêa, sede da OAB/DF, estará iluminado com a cor rosa. A foto do perfil da fan page da OAB/DF no Facebook ganhou o laço rosa, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama. Os colaboradores da Seccional também aderiram ao movimento e estão usando o símbolo.

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes a câncer de mama e/ou mamografia. Depois veio a aprovação do Congresso, que tornou outubro o mês nacional de prevenção do câncer de mama. A campanha, depois, ganhou o mundo.

Reportagem – Tatielly Diniz
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF