Palestrante internacional ministrará cursos sobre mediação e negociação no DF

Brasília, 19/9/2013 – A OAB/DF, por meio de sua Comissão de Mediação e Arbitragem, traz aos advogados do Distrito Federal os cursos “O Negociador Persuasivo” e a “Advocacia na Mediação” ministrados pelo professor Giuseppe de Palo, um dos maiores especialistas da Europa e dos Estados Unidos sobre o tema. Os cursos acontecerão em outubro e os inscritos na Seccional têm 20% de desconto. A presidente da comissão, Fabiola Orlando, ressalta que a mediação e a conciliação já é uma realidade na advocacia. “Queremos disseminar, fomentar e fortalecer a prática da conciliação, mediação e da arbitragem, como forma de contribuir para a construção e o fortalecimento do paradigma da pacificação social, tendo em vista o princípio da autonomia da vontade e o real exercício da Democracia”.

O novo texto do CPC traz dez artigos dedicados à mediação e à conciliação como formas apropriadas de resolução de conflitos, o que sinaliza claramente que o advogado deverá se adaptar para atuar de forma criativa e efetiva nesse novo cenário. Mais do que nunca, o profissional do Direito deverá demonstrar uma elevada competência em negociação e mediação de conflitos. Isso significa que, em muitas ocasiões, a advocacia será valorizada pela sua capacidade de ajudar a resolver conflitos de forma célere e com ganhos para todos os envolvidos. “Para obter sucesso nesse novo desafio, o advogado deverá ser pró-ativo, capacitar-se e atualizar-se para não ter medo da novidade, mesmo que isso signifique investir tempo e recursos e mudar sua metodologia de trabalho radicalmente”, aconselha Palo.

Giuseppe destaca ainda a importância da Ordem dos Advogados em apoiar e promover treinamentos sobre o tema. “As organizações que representam a advocacia estão preocupadas com o bem- estar de seus membros que, claramente, não podem mais prosperar usando somente processos adversariais. Além das crescentes dificuldades e os limites dos sistemas judiciais, que causam atrasos intoleráveis, os clientes estão se tornando cada vez mais sofisticados e informados”.

flyer-NEGOCIAÇÃOMarcelo Girade, coordenador dos cursos, explica que apesar de complementares, podem ser feitos de forma independente. “O ‘Negociador Persuasivo' aborda a negociação e a persuasão de forma prática e efetiva. O curso intensivo permite que o participante aprenda como negociadores profissionais se preparam em alto nível e como evitam os erros mais comuns que as pessoas cometem nas negociações. O curso também mostra como profissionais da negociação utilizam a ciência da persuasão com ética para influenciar o processo de tomada de decisão do outro lado. Além dessas duas fundamentais linhas de ação, os participantes aprenderão a como utilizar a linguagem para prevenir que os outros negociadores utilizem a mentira como tática e também para reconhecer em quais interlocutores pode-se ou não confiar”.

Girade explica ainda que o curso voltado para a Advocacia na Mediação é altamente interativo, onde serão apresentados vídeos de mediações reais. “O treinamento, no primeiro dia, é concentrado no papel dos advogados na mediação, bem como dos seus clientes, desde o início de uma disputa até sua conclusão. No segundo dia, o curso aprofunda, ainda mais, estratégias e táticas da advocacia efetiva na mediação, fornecendo orientações práticas em situações críticas. Com a utilização de trechos de vídeos e exercícios especiais de conversação em grandes grupos, os participantes aprenderão a lidar com comportamentos improdutivos da contraparte, do mediador e até mesmo de seus próprios clientes”.

O professor Giuseppe de Palo é presidente e co-fundador da maior empresa de resolução consensual de conflitos da Itália e uma das maiores da Europa. É membro da JAMS International e líder global em serviços privados de mediação e arbitragem. Participou de mais de 500 disputas comerciais internacionais de alta complexidade. Atualmente, é responsável pelo estudo, financiado pelo Parlamento Europeu, que avalia o impacto da Diretiva de Mediação de 2008 da Comunidade Européia e que serve para propor a nova legislação nesse campo.

flyer-MEDIAÇÃOServiço:

O Negociador Persuasivo
Data: 15 e 16 de outubro
Inscrições: livraria Leitura do Terraço Shopping ou pelo e-mail: inscriç[email protected]

Advocacia na Mediação
Data: 17 e 18 de outubro
Inscrições: livraria Leitura do Terraço Shopping ou pelo e-mail: inscriç[email protected]

Demais informações: mgcsolutions.wix.com/cursonegociacao ou pelo telefone: 3223-7777.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Divulgação
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF