Papel da Ordem na luta pela democracia é destaque em entrega de carteiras

entrega de carteiras 01-12-2016 301Ao participar nesta quinta-feira (01) da solenidade de entrega de carteiras aos novos advogados, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rego Filho, destacou a importância da Ordem dos Advogados do Brasil na construção da ordem democrática e na consolidação das instituições republicanas no país. “Ao longo da história, sempre que se buscou cercear a palavra da Ordem, ela fez se ouvir com mais veemência pela sociedade”, disse. “Graças ao seu passado histórico, a Constituição Federal reservou ao advogado o prestígio da indispensabilidade para o funcionamento da justiça”.

entrega de carteiras 01-12-2016 071Nesta mesma linha, o presidente da entidade, Juliano Costa Couto, lembrou aos novos advogados que são os fundamentos éticos e de dignidade os responsáveis pelo prestígio angariado pela Ordem junto à sociedade. A OAB, conforme destacou, funciona não apenas como uma entidade de classe e de fiscalização do exercício da profissão, indo além da questão corporativa na defesa das instituições, da justa aplicação das leis, dos direitos humanos e da defesa da democracia. “Por esta razão, a conduta do advogado reflete sobre toda a sociedade, pois ele é uma garantia do Direito e da Justiça”, disse.

entrega de carteiras 01-12-2016 044Como oradora da turma, a advogada Yolanda do Rosário de Oliveira disse que ética, coragem e humildade são essenciais para enfrentar a carreira da advocacia. Ao lado disso, recordou a necessidade de manter-se em constante aprimoramento. “Em um mundo que muda velozmente, você deixa a condição de primeiro lugar para último da fila em pouco tempo”, afirmou. “Isso não é para nos deixar em estado de tensão, mas para nos alertar para necessidade de nos mantermos sempre preocupados em renovar”.

Na mesa de trabalhos da solenidade, estavam ainda presentes: o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo; a diretora da CAA/DF, Daniela Ferretto Caetano; o vice-presidente da Subseção do Paranoá, Valcides Jose Rodrigues de Sousa; a secretária-geral da Subseção de Taguatinga, Karolyne Guimarães dos Santos; os conselheiros Cristiane Rodrigues Britto, Liliana Marquez, Marilia Mesquita Araújo, Sueny Almeida de Medeiros, Camilo Noleto, OG Pereira de Souza, Tiago Santana; o vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Vinícius Fonseca; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal, Carlúcio Coelho e o ex-procurador geral do Distrito Federal, Alfredo Brandão.