Papel do advogado como representante da sociedade é destaque em entrega de carteiras

Brasília, 18/9/2013 – Em duas solenidades repletas de familiares e amigos, 157 novos advogados receberam a carteira profissional na OAB/DF, nesta quarta-feira (18/9). O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, recebeu os colegas de profissão e disse que o momento é de extrema importância para a entidade. “A responsabilidade da Ordem vai além das demais categorias, sem demérito de nenhuma delas. As classes organizadas cuidam das questões internas apenas. A OAB, além de cuidar das questões internas, tem que cuidar da sociedade. E vocês assumem hoje um papel de relevância na sociedade, e para ombrear nessa missão, estamos aqui diariamente para auxiliá-los nas dificuldades do exercício profissional”.

O orador da primeira turma Luiz Antônio Calháo Filho ressaltou a importância do constante aperfeiçoamento. “Devemos continuar nos especializando, continuar estudando. Afinal, o Direito vive em constante evolução e transformação. Precisamos sempre tentar acompanhar o progresso humano para podermos utilizá-lo de forma eficiente em prol do bem comum. Não podemos nos dar o luxo de nos encontrarmos desatualizados”.

entrega de carteiras 18-09-2013 049

Paulo Machado Guimarães, consultor jurídico do Governo do Distrito Federal, foi o paraninfo da primeira turma e afirmou que os novos advogados “passam a ser peças, atores, protagonistas de uma função essencial da administração de um poder do Estado. Essa circunstância, talvez, seja a essência da gravidade e das responsabilidades que pesam sobre todos que compõem o exercício da advocacia. Analisarmos o funcionamento da administração da Justiça, acompanharmos o funcionamento dos destinos do Estado, seja no que diz respeito à produção normativa, à administração da Justiça, seja na execução dos atos da administração pública, faz parte da nossa profissão”.

Já a oradora da segunda turma Natascha Cunha Vieira destacou o papel dos profissionais do Direito como representantes da sociedade. “O advogado é fundamental e indispensável como balizador no exercício pleno da Democracia, pela qual protesta a população. Formamos a classe garantidora do cumprimento dos preceitos fundamentais expressos em nossa Carta Magna. Somos essenciais à garantia de que o processo de mudança não seja um retrocesso social, em que normas fundamentais se dissipem”.

entrega de carteiras NOITE 18-09-2013 044O conselheiro federal pela OAB/DF, Evandro Pertence, foi o paraninfo da segunda turma e lembrou que a defesa das prerrogativas profissionais é dever de todos. “A prerrogativa não é um privilégio dos advogados. Ela é a defesa dos direitos dos cidadãos, que confiam seus bens mais valiosos aos advogados. Não temam em lutar incessantemente pelos seus direitos, contemplados no Estatuto da Advocacia e da OAB, durante o exercício de suas atividades”.

Os advogados iniciantes receberam, além da carteira profissional, o bóton de identificação, o Estatuto da Advocacia e da OAB, o Código de Ética e Disciplina, a Tabela de Honorários, o Cartão do Disque-Prerrogativas da OAB/DF e a Carteira de Benefícios da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF).

Carteira de benefícios

Com a Carteira de Benefícios da CAA/DF é possível usufruir de convênios em restaurantes, academias, agências de turismo entre outros. As empresas conveniadas oferecem serviços e vantagens, com descontos especiais aos advogados, que variam de 10% a 60%.

entrega de carteiras NOITE 18-09-2013 218A vice-presidente da CAA/DF, Fabíola Orlando, disse que “a Carteira de Benefícios é uma forma de aproximar o advogado da Caixa de Assistência, proporcionando desconto em diversos serviços”. Elisabeth Leite Ribeiro, secretária-geral da entidade, lembrou que a além proporcionar os descontos, a carteira identifica o advogado como membro da entidade. “Quando ele ingressa na OAB, o advogado tem a carteirinha para identificá-lo, e na Caixa ele não tinha nenhum documento físico representando esse vínculo”.

Parceiros como Tam Viagens, Walmart, Kinoplex, Óptica Verona, Sony, Mackenzie, Hotel Nacional, Runway, Electrolux, Revista dos Tribunais, Kodak, Casa do Notebook, Porcão, Magras, Restaurante Francisco (Pátio Brasil), 5 à Sec e Glamour fazem parte da lista de conveniadas do Cartão de Benefícios. Para usufruir dos descontos é só apresentar a carteira de associado no ato da compra.

Quem ainda não possui o cartão, basta ligar no número 3347-0213 ou mandar e-mail para convê[email protected] e fazer a solicitação.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Fotos – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF