Preparação jurídica e novo CPC são debatidos com jovens advogados

Brasília, 22/05/2015 – O ministro Sebastião Alves dos Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a ex-presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, abriram nesta sexta-feira o segundo dia de palestras do I Encontro da Jovem Advocacia do Cerrado, realizado na sede da Seccional. Reis Júnior deu ênfase à preparação dos advogados em início de carreira para defender suas causas em audiências de sustentação oral, enquanto Estefânia lembrou as conquistas da advocacia no novo texto do Código de Processo Civil.

1Ministro do STJ pelo Quinto Constitucional da advocacia desde 2011, Reis Júnior (foto) fez questão de lembrar o preceito constitucional que preserva o advogado como elemento indispensável à administração da Justiça, condição esta que, na sua opinião, aumenta a responsabilidade do profissional para o bom andamento das lides processuais. “O advogado precisa trabalhar com foco nos argumentos relevantes”, disse ele, alertando para a necessidade de estudar profundamente o processo antes de subir à tribuna. Perder-se em miudezas ou buscar pormenores para preencher o tempo, conforme ensinou, podem surtir um efeito negativo ou uma má impressão perante os magistrados. “É necessário apresentar os argumentos de forma direta e concisa”, disse.

CPC

2Por sua vez, em sua palestra, Estefânia Viveiros, que presidiu a Comissão Especial de Estudo do Anteprojeto do Novo CPC do Conselho Federal da OAB, chamou a atenção para os aspectos positivos da norma que passará a vigir a partir de março de 2016. Dentre os avanços, ela apontou a contagem dos prazos processuais, o direito às férias forenses, de consultar o processo sem que uma procuração seja apresentada, independente da fase de tramitação, bem como as questões que envolvem a normatização dos honorários advocatícios. Para ela, “as vitórias da advocacia são vitórias da cidadania”.

A mesa dos trabalhos foi presidida pelo secretário-geral adjunto da OAB/DF, Juliano Costa Couto, e contou, ainda, com as participações de Camilo Noleto, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante; Marina Gondim, coordenadora-geral do encontro; Tiago Santana, coordenador acadêmico e científico do evento e Wanderson de Oliveira, presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB/GO.

Comunicação Social – Jornalismo

OAB/DF