Presidente da OAB/DF recebe Ordem do Mérito Judiciário

Brasília, 21/02/2013 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, recebeu ontem a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, no grau Grã-Cruz, a mais alta distinção honorífica concedida pelo Tribunal do Justiça do Distrito Federal (TJDFT). A cerimônia de outorga contou ainda com a participação do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado, que recebeu o grau Grão Colar.

A Ordem do Mérito do TJDFT é concedida por meio do Conselho Tutelar do Tribunal, formado por desembargadores do TJDFT. O conselho é presidido pelo Chanceler da Ordem, presidente do Tribunal, o desembargador João de Assis Mariosi.
Em seu discurso, ele ressaltou que “jamais seríamos uma instituição que se caracteriza por sempre buscar garantir a melhor prestação de serviços no judiciário, se não fosse a colaboração de cada um laureados”.
A outorga foi criada em 1999 e tem o objetivo de homenagear pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à todas as instâncias do judiciário. Na noite de ontem, foram entregues 150 outorgas, entre senadores, deputados, presidentes e ministros de tribunais superiores e estaduais, autoridades militares e eclesiásticas, desembargadores, juízes, procuradores, promotores, jornalistas e servidores do TJDFT, além de nove instituições públicas e privadas.
As insígnias da Ordem são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz, a Deusa Têmis, personificação da Justiça, segura com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever, circundada por dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição “Mérito Judiciário – TJDFT”. A solenidade de ontem foi a 9ª entrega de comendas realizada pelo TJDFT.

Reportagem – Andreia Salles
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF