Projeto Lidera capacita pessoas para atuar em casos de violência de gênero contra a mulher

A OAB/DF firmou parceria, na quarta-feira (31/1), com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) para participar do Projeto Lidera, idealizado pela Polícia Civil do Distrito Federal. O projeto, entre outros aspectos, forma lideranças comunitárias e outros grupos sobre aspectos importantes do combate à violência doméstica, em especial a Lei Maria da Penha.

A ideia é que seja realizado curso nos dias 13, 14 e 14 de março, voltado para advogadas e advogados que pretendem se aperfeiçoar na Lei Maria da Penha e nos temas ligados à violência contra a mulher. Os profissionais também poderão atuar pro-bono para auxiliar vítimas que chegam à delegacia e precisam de assistência.

A presidente da Comissão Especial de Combate à Violência Familiar da OAB/DF, Lucia Bessa, reforçou a importância da iniciativa que permitirá a reflexão e a sensibilização de advogados que atuam em litígios na área de família e nos casos de violência doméstica, “tornando-os mais capacitados para lidar com os aspectos tão complexos e sensíveis desse grave problema social, que tem gerado muitas vítimas a cada dia e, nos casos mais extremos, leva a morte de muitas mulheres todos os anos”.

Para a delegada-chefe da DEAM, Sandra Gomes, “A violência contra a mulher não se combate como o tráfico de drogas e outros crimes. Esse tipo de violência se enfrenta com orientações à sociedade quanto aos direitos da mulher, serviços bem estruturados, respostas rápidas e um diálogo constante para a desconstrução dos padrões machistas”.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, “a ideia é de fazer uma turma do projeto Lidera com profissionais da advocacia. Sabemos de nosso papel social e temos o dever de ajudar vítimas de violência”.

Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, conhecida como por seu trabalho como defensora dos direitos das mulheres destaca que “a OAB é sempre sensibilizada com esse tema e fará o que puder para diminuir a violência contra a mulher”.

Também participaram da visita e reunião, a advogada Patricia Zapponi; a delegada adjunta Scheyla Cristina Costa Santos e o conselheiro Seccional Wesley Bento.

Informações sobre o curso serão divulgadas em breve. Acompanhe nosso site.