Qualificação é essencial ao advogado

entrega de carteiras 25-01-2016 028A Seccional do Distrito Federal realizou na tarde da última quarta-feira (25) a primeira entrega de carteira do ano. Cerca de 60 novos advogados participaram da cerimônia. Os advogados prestaram o termo de compromisso e pactuaram exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, defender a Constituição Federal, o Estado de Democrático e os direitos humanos.

Nesta primeira cerimônia do ano, Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, ressaltou a importância da família na jornada do advogado. “Nenhum de nós aqui estaria se não tivéssemos sido destinatários do amor dos nossos familiares. A família é o maior código de ética que vocês irão conhecer. Apliquem o que aprenderam em casa e serão bem sucedidos”. O presidente pontuou também o preparo necessário para ser um bom advogado e a necessidade de qualificação para a carreira jurídica. Por fim, Costa Couto destacou que “quem briga são as ideias, não as pessoas. Saiba ouvir seus colegas e aprender com eles”, disse.

entrega de carteiras 25-01-2016 241Na cerimônia, o paraninfo da turma, Aluízio Napoleão de Freitas Rego Neto, mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que a persistência é essencial para que se tenha sucesso. “Não há milagre sem sacrifício”, afirmou. O paraninfo dividiu com os novos advogados sua experiência e conversou com eles sobre alguns tópicos importantes, como a fidelidade ao cliente, a coragem de aprender com os erros e a importância da ajuda mútua entre os advogados. “Para o aprendizado dos senhores é muito importante compartilhar ideias, o aprendizado é maior quando nós repetimos para os outros o que acabamos de aprender. A humildade de saber ganhar e de perder também é essencial. Tenham respeito com seus colegas e compartilhem com eles suas vitórias e suas derrotas”, disse.

entrega de carteiras 25-01-2016 048O orador da turma, Alex Soares Janot, em seu discurso destacou que a ética é essencial na carreira jurídica. Dentre os deveres do advogado, Janot ressaltou o dever de contribuir para o aprimoramento das leis e para com as demandas da sociedade. “Só depende nós mudar aquilo que acreditamos estar fora do lugar”, disse. O advogado também pontuou a necessidade do trabalho para obtenção do sucesso e ressaltou a importância do amor a profissão. “Tudo aquilo que praticamos, oferecemos e exercitamos com amor será atraído de volta. Nós, da área jurídica, assinamos nosso nome e imprimimos nossa marca milhares de vezes ao longo da nossa vida profissional. É importante entendermos a extensão da nossa responsabilidade”.

entrega de carteiras 25-01-2016 012Também participaram da cerimônia de entrega de carteiras o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo; o conselheiro Federal Severino Cajazeiras; o diretor tesoureiro da CAA/DF, Marcelo Lucas de Souza; o secretário-geral da Subseção de Sobradinho, Márcio Eduardo Caixeta Borges; os conselheiros Seccionais Flávia Dias Amaral, Maria Dionne de Araújo, Marília Mesquita Araújo, Renata Viana, Antônio Rodrigo Machado, Erich Endrillo, Fernando de Assis Bontempo, Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga, Wendel Lemes de Faria, Wesley Ricardo Bento da Silva;o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante (CAAI), Tiago Santana;a presidente da Comissão da Jovem Advocacia do Acre, Marília Gabriela; a ex-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Daniela Moreira; o desembargador do Tribunal da Justiça do Distrito Federal e Territórios, Roberval Casemiro Belinatti; o advogado Miguel Alfredo e o procurador do Ministério Público do Trabalho, Carlos Eduardo Brizolla.

Confira aqui as fotos.


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: