Quinto constitucional: Robson Vieira é o novo desembargador do TJDFT

Robson Vieira Teixeira de Freitas é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em vaga destinada à advocacia. O advogado escolhido pela classe em processo de consulta direta conduzido pela OAB/DF foi nomeado nesta terça-feira (30/9) pelo presidente Jair Bolsonaro.

"Ficamos muito felizes em ver a classe tendo a última palavra no processo de indicação dos candidatos à lista tríplice do Tribunal por meio da escolha direta, e muito orgulhosos em perceber que os nomes enviados, os quais parabenizo de forma especial, são de ótima qualidade”, comemorou o presidente da Seccional do Distrito Federal, Délio Lins e Silva Junior. “O Robson nos representará de forma brilhante, tenho certeza, pois além da experiência pública de procurador do DF, nunca deixou de lado a militância privada em seu escritório”, completou.

Em telefonema ao novo magistrado para cumprimentá-lo pela nomeação, Délio Lins ressaltou que "a OAB/DF dará todo o apoio necessário para ajudá-lo na nobre missão de julgar, mas, por outro lado, sempre o lembrará da necessidade de respeito às prerrogativas do advogado. "O Robson conhece bem os balcões dos tribunais e os problemas da advocacia. Tenho certeza que ele será um advogado emprestado ao TJDF", comentou Délio Lins, após a conversa.

Funil
Robson Vieira foi escolhido a partir de lista tríplice definida pelo TJDFT a partir de seis nomes indicados pela OAB/DF, após processo seletivo iniciado em abril. O novo magistrado integrou a lista ao lado dos advogados Ana Paula Pereira Meneses e Eduardo Löwenhaupt da Cunha. Os três foram os mais votados pelo Pleno do TJDFT em sessão realizada na última sexta-feira (27/9).

O processo conduzido pela OAB/DF começou com 38 candidatos inscritos, dos quais 34 tiveram a candidatura homologada e foram reduzidos a 12 em votação do Conselho Pleno, instância máxima deliberativa da Seccional, em sessão realizada no dia 2 de agosto. Os 12 nomes foram submetidos à classe. A votação foi realizada nos dias 29 e 30 de agosto por meio de sistema eletrônico desenvolvido por empresa internacional especializada em procedimentos desta natureza.

Confira todas as informações divulgadas ao longo do processo.

 

Comunicação OAB/DF
Texto:
Ana Lúcia Moura
Fotos: Valter Zica