Saiba o porquê de planejar a sua previdência complementar

planeamento-financeiro-poupançaA expectativa de vida é uma crescente. A vida mais longa, porém, implica mais recursos financeiros para sua manutenção. Para que se tenha mais qualidade de vida na terceira idade é essencial adquirir uma cultura previdenciária. Segundo Jorge Faiad, presidente da Comissão Especial da Previdência Complementar da OAB/DF, a cultura previdenciária se baseia na autodisciplina, pois poupar implica uma pequena renúncia ao consumo presente para haver uma garantia do futuro. “As pessoas precisam perceber a existência de outras necessidades na velhice e devem se preparar para elas. Para termos maior tranquilidade, nós não podemos nos descuidar nem do presente nem do futuro”, afirma o presidente.

Considerada a 3ª praça mais importante para previdência complementar brasileira, Brasília é o local de onde partem as principais decisões e normas sobre a matéria. Por causa dessa importância, a OAB/DF tornou-se uma das primeiras seccionais a criar uma comissão para tratar exclusivamente do tema, no intuito de contribuir para o aprimoramento desse regime previdenciário.

Faiad explica que um bom começo é buscar maior capacitação em finanças pessoais e, sobretudo, tentar fazer uma análise do perfil individual. O advogado precisa buscar se conhecer. É essencial saber quais são os seus objetivos, sua tolerância ao risco, quanto você precisa para viver e o estilo de vida esperado. Aquele que consegue se compreender e se capacitar tem maiores chances de atingir seus objetivos de vida na velhice. Devemos ter nas mãos as rédeas do nosso futuro”, disse Faiad.

Para os advogados que querem começar uma previdência complementar uma das opções é o OABPrev. Por meio de um Convênio firmado em 2007 com uma entidade sem fins lucrativos, a OAB tornou-se uma das instituidoras do Plano de Benefícios do Advogado (PBPA). Nesse plano é possível ao advogado planejar o futuro fazendo depósitos mensais numa conta individual a ser rentabilizada, acumulando um capital que dará a ele e sua família tranquilidade para quando não puder mais trabalhar. Veja aqui como adquirir sua previdência.

Fonte da foto: reorganiza.pt