Seccional do DF prestigia cerimônia de posse da ABRA

Na noite de segunda-feira (4), a Seccional do Distrito Federal esteve presente na cerimônia de posse da primeira diretoria da Associação Brasileira de Advogadas (ABRA), em cerimônia realizada no auditório do Conselho Federal da OAB. A diretoria da ABRA é uma congregação de grandes nomes da advocacia do país, que se organizaram para discutir e redirecionar a forma como as mulheres participam da política e defendem seus direitos.

Durante a posse, Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, parabenizou a iniciativa. “Desejo vida longa a ABRA. Espero que esta congregação de talentos consiga conquistar seus ideais e fazer uma excelente gestão”, disse o presidente.

A presidente da ABRA, Meire Lúcia Coelho, destacou sua satisfação em assumir o cargo e agradeceu o voto de confiança dado por suas colegas. “Estar à frente da Associação é um desafio, especialmente porque, como presidente, represento as aspirações e reivindicações das mulheres advogadas. Sabemos que, nos espaços da advocacia, há muito ainda a ser feito para garantir a igualdade de gênero”, observou.

A presidente ressaltou, ainda, que é urgente uma mudança no cenário nacional na porcentagem de mulheres no poder para que exista a representatividade. “Somos numerosas na advocatícia e nas funções providas pelo mérito, porém, quase que não somos vistas nos espaços políticos e ainda permanecemos em funções secundárias, além do mais, somos menos indicadas para o preenchimento de cargos jurídicos e políticos”. Por fim, Meire se dispôs a trabalhar, considerando o que já é realizado pela OAB/DF, no que se refere à valorização da mulher advogada.

Representando a diretoria do Conselho Federal da OAB, o diretor e conselheiro federal Ibaneis Rocha, parabenizou a iniciativa. “Saúdo a nova diretoria, pois tenho certeza que muito se esforçaram para chegar até aqui. Desejo que tenham muito sucesso nesta caminhada que se inicia”, afirmou.

Daniela Teixeira, vice presidente da OAB/DF, também se disse muito satisfeita com a criação da ABRA. “A ABRA terá o importante propósito de discutir e ajudar a implementar a efetiva participação das advogadas nos órgãos de comando do sistema OAB. Seremos parceiras nessa empreitada”,  disse a advogada que é uma das grandes incentivadoras da mulher na política. 

Fundada em setembro de 2017, a associação tem a finalidade de defender a ordem jurídica, a Constituição Federal, a democracia, a cidadania e a ética. Além de proteger e promover os direitos humanos, pretende dar assistência e orientação às advogadas na defesa de suas competências, por meio de programas e ações que enfrentem as desigualdades de gênero no mundo do trabalho e incentivem a participação política das mulheres.

A ABRA também promoverá cursos, debates, conferências e seminários relativos à equidade de gênero; criará centros de mediação e câmaras de arbitragem para resolução de conflitos e realizará atividades de ensino e pesquisa, por meio do Observatório da Mulher Advogada, na elaboração de publicações e execução de programas e ações sociais de cunho jurídico.

Também participaram da solenidade de posse o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Pedro Foltran; o presidente da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil, Arnoldo Camanho de Assis; o membro honorário do CFOAB Cezar Britto; presidente da Comissão da Mulher Advogada, Cristina Tubino; o presidente da Associação Brasileira de Advogados, Esdras Dantas e a diretoria do Sabin.

Confira a composição da diretoria executiva e do conselho de administração da Associação Brasileira de Advogadas:

Presidente: Meire Lúcia Gomes Monteiro Mota Coelho

Vice-presidente: Magda Ferreira de Souza

Diretora-administrativa: Deirdre de Aquino Neiva

Diretora-administrativa adjunta: Glaucia Emir dos Santos Lara

Diretora de finanças: Marília Aparecida Rodrigues dos Reis Gallo

Diretora de finanças adjunta: Nildete Santana de Oliveira

Diretora institucional: Erika Lenehr Vieira

Diretora de assuntos legislativos e da justiça: Joana D'Arc Alves Barbosa Vaz Mello

Diretora de eventos: Veranne Cristina Melo Magalhães

Diretora acadêmica: Leny Pereira da Silva

Diretora da igualdade e defesa social: Vera Lúcia Santana Araújo

Diretora de relações internacionais: Sônia Gontijo Chagas

Diretoria de mediação e arbitragem: Cecília Maria Pinheiro Montenegro Bugarin

Diretoria de empreendedorismo e inovação: Tatyana Marques Santos de Carli

Diretora Jurídica: Aline Cristina de Melo Franco e Oliveira