Seccional inaugura sala de apoio ao advogado na VT do Gama

A sede da Vara do Trabalho do Gama agora é própria e está em funcionamento desde janeiro deste ano. A inauguração oficial ocorreu na última sexta-feira (9), numa solenidade que reuniu magistrados, servidores, procuradores, advogados e autoridades do Gama. A unidade judicial está localizada na Área Especial 1, Praça 2, Lote 6, Setor Central do Gama (DF), próximo da rodoviária local, ao lado do antigo Fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) – o que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços de justiça. A sede oficial do TRT é uma conquista também da Seccional, que articulou a cessão do espaço. Na ocasião, também foi inaugurada a sala dos advogados na Vara do Trabalho e houve ação do projeto Seccional Itinerante no Fórum do Gama.

Localizada a 30 quilômetros do Plano Piloto, a Vara do Trabalho do Gama, criada pela Lei nº 10.770/2003, foi instalada em dezembro de 2005 e começou a funcionar em janeiro de 2006, num prédio comercial da região. Doze anos depois, a unidade judicial enfim ganhou uma sede própria após a cessão de uso, pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF, de imóvel onde funcionava um antigo cartório eleitoral.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, disse que está “feliz de testemunhar a mudança da vara do trabalho do Gama para um local mais apropriado. Ganha o cidadão, a jurisdição e a Advocacia”.

O secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, ressaltou a importância do feito à comunidade e aos advogados. “Houve uma convergência de vontades. Toda a sociedade está em busca de um espaço como este”. Também presente, o presidente da CAADF e da Concad, Ricardo Peres, disse que a sala é mais “uma conquista para proporcionar mais conforto e comodidade aos advogados, que antigamente tinham apenas um pequeno espaço na antiga sede”.

O presidente da Subseção do Gama, Amaury Andrade, sentiu-se realizado pela inauguração da sala. “Agradeço a OAB/DF pelo espírito de gestão administrativo. Estou realizando o sonho de poder ter uma sala dos advogados digna de trabalho para a advocacia”.

Ao discursar para os presentes, o presidente do Tribunal, desembargador Pedro Luís Vicentin Foltran, falou da importância, eficiência, produtividade e do vanguardismo demonstrado pela Vara do Gama, primeira unidade judicial da Décima Região a receber o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e também a que se destacou em relação às Metas Nacionais do Poder Judiciário, dentre elas o “índice de processos julgados”, no qual apresentou um crescimento de 26,52% no biênio 2016/2017. “Diante desses dados, não tenho dúvida de que estamos celebrando aqui hoje a inauguração de uma sede digna dos melhores serviços que a Justiça do Trabalho pode oferecer”, declarou.

O presidente do TRT10 agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto, especialmente, ao presidente do TRE-DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, e à vice-presidente, desembargadora Carmelita Brasil, que colaboraram para a celeridade dos procedimentos necessários à assinatura do Termo de Cessão de Uso do imóvel. “Fico muito feliz com a localização que o novo prédio proporciona ao jurisdicionado, pois se situa próximo à Rodoviária, tornando-se bastante acessível”, comentou o desembargador Pedro Foltran, que também mencionou a satisfação de oferecer uma nova sala à OAB/DF, na qual os advogados terão “mais conforto e espaço, a fim de facilitar o atendimento de suas demandas trabalhistas”.

Conforto e segurança

Para a juíza titular da Vara do Gama desde 2015, Tamara Gil Kemp, a nova sede é a concretização de um trabalho árduo e coletivo. “Nossa casa própria é uma das mais aconchegantes varas do país”, constatou em seu discurso. Segundo ela, é com muita alegria que agora é possível atender a trabalhadores e empregadores em um espaço mais confortável, seguro e acolhedor, que conta com estacionamento, sala de espera, câmeras de vigilância e quatro agentes de segurança. “Conclamo a todos a tomarem posse deste espaço de paz. Aqui esperamos proporcionar diálogos mais fluídos e produtivos”, disse. Ao final, a magistrada ainda parabenizou o presidente do Tribunal pelo “brilhantismo” de sua gestão e também por sua postura “humanista”.

Economia

O diretor-geral do TRT10, Rafael Bellinello, estima que a parceria com TRE-DF para cessão do imóvel onde antes funcionava um cartório eleitoral tenha permitido uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões para os cofres públicos, já que não foi necessário adquirir um novo prédio. “Buscamos uma solução de instalação que atendesse às nossas necessidades. Essa parceria com a Justiça Eleitoral garantiu eficiência e economia para União”, revelou.

Acesso à justiça

Na nova sede há também acesso facilitado aos transportes públicos da região e um estacionamento amplo. No local, trabalham cerca de 20 pessoas, entre servidores, magistrados, terceirizados e estagiários. Diariamente, são atendidos aproximadamente 120 cidadãos. Além do Gama, a Vara abrange as regiões administrativas de Santa Maria e Recanto das Emas, que juntas, contam com mais de 300 mil habitantes.

Estiverem presentes a vice-presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Graciela Slongo; o presidente da Subseção de Sobradinho, Márcio Oliveira; o diretor da Vara do Trabalho, Pablo Carneiro Sousa; a presidente eleita do TRT10, Maria Regina; a vice-presidente do TJDFT e vice-presidente do TRE, Carmelita Brasil; a administradora do Gama, Maria Antonieta; o presidente da CAADF, Ricardo Peres; a juíza titular da Vara do Trabalho do Gama, Tamara Gil; o presidente do TRE-DF, Romeu Gonzaga; o presidente do TRT-10, Pedro Foltran; o secretário-geral da Subseção de Ceilândia, Newton Rubens, além de outras autoridades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações do TRT10