Seccional Itinerante passa pela AGU

Advogados da Advocacia-Geral da União receberam, nesta terça-feira (12), a visita do Projeto Seccional Itinerante. Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, acompanhado do secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso e da diretora da CAA/DF, Daniela Caetano, visitaram os diversos departamentos do órgão para conversar e despachar com os advogados da União e procuradores.

Juliano Costa Couto, presidente da Seccional, destacou que a união entre todos os advogados é o foco da gestão. “Estamos aqui hoje para trazer nosso projeto. Contem com a Ordem, estamos de portas abertas para ouvir os anseios de vocês”.

Para Vitor Chaves, procurador regional federal da 1ª região, é muito importante o estreitamente de laços. “Antes de mais nada, a advocacia pública é advocacia. Essa agenda de projetos em comum com a OAB ajuda muito a fortalecer também os anseios e as necessidades da advocacia pública e a construir uma advocacia pública que tenha papel determinante como função essencial de justiça”.

Em seguida, o grupo visitou o advogado da União e coordenador geral jurídico da Procuradoria Regional da União da 1ª Região, Bruno Luiz Dantas. “Nós temos ciência da importância dessa parceria da OAB. Apesar de sermos advogados públicos, somos antes de tudo advogados. Eu tenho visto todo o suporte, toda a aproximação que vocês têm feito. Essa parceria é muito salutar e que bom que vocês estão mais próximos e se disponibilizando”.

Por fim, o grupo esteve reunido com o subprocurador Bruno Barral; o presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), Marcelino Rodrigues; a chefe de gabinete do procurador geral federal, Jogliane Krabb Catelli e a diretora do departamento de contencioso, Carolina Saboia.

Para Marcelino Rodrigues, presidente da Anafe, é um momento que consagra a aproximação cada vez maior entre a AGU e a OAB, “nos identificando cada vez mais como advogados plenos e integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil. Nós vamos lutar para que isso permaneça e contra ataques que venham a ser dirigidos a essa parceria que nós temos”, afirmou ele que agradeceu à presidência da OAB/DF que sempre deu espaço aos advogados públicos.

A quinta edição do projeto levou aos advogados da AGU os serviços de protocolo, tesouraria, Comissão de Seleção, orientações sobre sociedades de advogados e emissão de certificado digital. Além disso, os advogados militantes da região puderam despachar assuntos diversos com o presidente da Seccional e utilizar os serviços da Caixa de Assistência aos Advogados, parceira no projeto, como manicure, cabeleireiro, engraxate e medição de pressão e glicemia.

Também participaram da visita os conselheiros Seccionais e advogados da união Frederico Vasconcellos, José Domingos Rodrigues e Indira Quaresma, além do procurador de prerrogativas João Paulo e o ex-conselheiro e professor da ESA, Rafael Vasconcellos.