Seccional Itinerante passa por Brazlândia

Brazlândia4Na última quarta-feira (23), o projeto Seccional Itinerante chegou ao Fórum Desembargador Márcio Ribeiro, em Brazlândia. Os advogados militantes na região puderam utilizar os serviços de protocolo, tesouraria, Comissão de Seleção, pegar orientações sobre Sociedade de Advogados, emitir o certificado digital e tirar dúvidas sobre processos no Escritório Modelo. Além disso, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, esteve presente despachando assuntos diversos com a advocacia da cidade.

Ao chegar ao Fórum nesta segunda edição do projeto Seccional Itinerante, Costa Couto ficou feliz de saber que as demandas da Subseção, solicitadas em sua primeira visita pelo projeto, foram alcançadas. “Feliz de ver concretizados os projetos que entabulamos nas visitas do semestre passado. Planejamos o estacionamento e fizemos o estacionamento, planejamos a ampliação da sala dos advogados e concretizamos. Agora vamos lutar para outros avanços para os advogados da Subseção”, ressaltou.

Brazlândia3Na primeira edição, no semestre passado, ao visitar a Subseção, uma das demandas recebidas pelo presidente da Seccional foi quanto ao espaço destinado à sala dos advogados dentro do Fórum. Na ocasião, a demanda foi logo registrada junto ao juiz Fernando Barbagalo, diretor do Fórum de Brazlândia, que deu total apoio à ampliação do espaço.

Para Barbagalo, a presença física do presidente da Seccional, junto aos advogados e magistrados do Fórum, humaniza as relações e proporciona esse entrosamento e percepção sobre o que precisa ser melhorado junto aos advogados atuantes na cidade. “É importante esse contato pessoal que substitui essa vida burocrática que a gente leva de ofícios e documentos, que muitas vezes acaba desumanizando o contato pessoal. É uma satisfação estar prestigiando os eventos que acontecem aqui. Brazlândia é uma cidade mais afastada e a gente fica feliz quando tem esse prestígio”.

brazlândiaO presidente da Subseção de Brazlândia, José Severino Dias, elogiou a iniciativa e destacou que o projeto trouxe bons frutos à Subseção. “A gente recebe essa visita com louvor, otimismo e sabendo que a Seccional está alinhada e presente nas reivindicações e nas coisas boas que acontecem nas Subseções. A Seccional Itinerante é de suma importância para toda classe de advogados do Distrito Federal”.

Em parceria com a Administração Regional de Brazlândia, a Seccional concluiu o estacionamento ao lado do Fórum, destinado não só aos advogados mas aos servidores e toda população que precisa estacionar no local. Márcio de Araújo Silva, chefe da assessoria técnica da Administração Regional de Brazlândia, esteve presente na última quarta-feira (23), representando o administrador da cidade, Dervanir Gonçalves de Oliveira, e ressaltou que o estacionamento está sendo benéfico para toda comunidade.

estacionamento“Esse estacionamento beneficiou a comunidade que precisa ser atendida nesse complexo que engloba o Fórum, a Administração de Brazlândia, o cartório, a Secretaria de Fazenda e até o Ministério Público que está sendo construído aqui do lado. O estacionamento que tínhamos aqui já não comportava mais a demanda. Essa iniciativa foi fantástica e beneficiou a todos”, afirmou Silva.

Parceira no projeto de descentralização dos serviços, a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF) deu informações sobre os benefícios que oferece aos associados e disponibilizou, sem custo, engraxate, manicure, massagem relaxante, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O projeto visa facilitar a vida dos advogados que militam nos fóruns da cidade e acabam sem tempo para resolver questões administrativas junto à Ordem.

Francisco Simão de Araújo, advogado militante na região, esteve presente para agradecer ao presidente da Seccional pelo projeto. De acordo com ele, na primeira edição, ao auferir a pressão e fazer o teste de glicemia disponibilizados pela CAA/DF, acabou descobrindo que precisava procurar um médico. “Se não fosse por eles eu não teria passado por tantos exames que eu necessariamente precisava passar para cuidar da minha saúde. Hoje vim agradecer”, afirmou.

Brazlândia1O advogado Ricardo Mussi, procurador de Prerrogativas, que esteve presente no evento, ressaltou que Brazlândia é um exemplo em relação à violação de prerrogativas. “Nós não recebemos reclamações de Brazlândia. Já faz três anos que esse número é zero. Os advogados atuantes na cidade estão de parabéns”, destacou.

Estiveram presentes, além dos já citados, o ouvidor da Seccional, Paulo Alexandre, o advogado Ricardo Mussi, procurador de Prerrogativas, a diretora da CAA/DF, Daniela Caetano, e o secretário-geral adjunto da Subseção, Vinicius Catarino.

 

Foto: Valter Zica