Seccional participa da posse de Ney de Barro Bello no TRF1

Brasília, 28/6/2013 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, prestigiou a solenidade de posse, no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, do magistrado Ney de Barros Bello, nesta quinta-feira (27/6). A solenidade, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador federal Mário César Ribeiro, ocorreu na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal, e reuniu dezenas de autoridades, entre desembargadores, juizes federais e membros dos três poderes da República. Cleber Lopes, desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), também participou do evento.

Promovido pelo critério de merecimento, o novo integrante do Tribunal ocupará a vaga deixada pela desembargadora federal Assusete Magalhães, que assumiu, em agosto de 2012, o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ney Bello tem 44 anos de idade e atuava como juiz federal titular da 1.ª Vara Criminal do Maranhão.

Ney Bello afirmou que terá, como principal desafio, a grande demanda de ações previdenciárias em curso na 1.ª Turma do Tribunal, onde atuará ao lado dos desembargadores federais Néviton Guedes e Ângela Catão. “É preciso muita disposição, muito compromisso e força para conseguir julgar os processos, reduzir todo o acúmulo existente e cumprir a função de juiz, que é uma das funções mais nobres do poder público brasileiro”, disse.

Trajetória

Posse no TRF do Juiz Ney de Barros Bello Filho 27-06-2013 041Ney Bello nasceu no dia 23 de março de 1969, em São Luiz/MA, e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Já atuou como promotor de Justiça do Ministério Público Estadual do Maranhão, de 1992 a 1995, e como procurador da República do Ministério Público Federal (MPF), em 1995, além de exercer a atividade de professor adjunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

No Judiciário, Ney Bello assumiu o cargo de juiz federal substituto da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), em novembro de 1995, e atuou como juiz da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais (TR/JEFs) do mesmo estado. Desde 1998, respondia pela titularidade da 1.ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA). Também exerceu o cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), entre 1996 e 1998. É autor de três livros de literatura publicados e integra, desde 2009, a Academia Maranhense de Letras.

Reportagem – Priscila Gonçalves (com informações do TRF1)
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF