Seccional participa de curso sobre Violência Doméstica

A Seccional do Distrito Federal, sempre preocupada em proteger, informar e respaldar as mulheres, se fez presente no curso “Violência Doméstica – Perspectivas, desafios e questões controversas” do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Lucia Bessa, conselheira seccional e presidente da Comissão de Combate à Violência Familiar, representou a OAB/DF ao ministrar a palestra “Rede de Proteção às mulheres Vítimas de Violência Familiar”.

O objetivo do curso é capacitar magistrados para atender com qualidade e eficiência os casos concretos de violência doméstica. As palestras pretendem também promover a sensibilidade nos magistrados para que eles façam intervenções adequadas, a partir da compreensão da dinâmica e da complexidade da violência familiar, e aplicar da melhor forma possível a Lei 11.340/06, também conhecida como Lei Maria da Penha.

A conselheira Lucia Bessa, ressaltou a importância do suporte fornecido pelo Judiciário às mulheres. “Em uma sociedade como a nossa, ainda marcada pelo machismo e na qual há predominância dos valores masculinos, os procedimentos de como acolher a vítima de violência, bem como o amparo a esta mulher são fatores vitais para evitar o avanço desta crueldade”. Ainda segundo a conselheira, “a subjetividade humana no exercício da magistratura se traduz exatamente em um atendimento especializado, sensibilizado e humanizado às vítimas da violência”.

O curso teve início dia 27 de março e irá até 7 de abril.