Seccional participa do Congresso de Direito Eleitoral de Brasília

Brasília, 5/5/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, participou, nesta segunda-feira (5), do Congresso de Direito Eleitoral de Brasília, evento promovido pela Câmara Legislativa que conta com o apoio da Seccional. Durante a abertura, o presidente da Seccional Ibaneis Rocha ressaltou a importância do tema em ano eleitoral. “E também pela importância dos palestrantes e dos temas tratados que são assuntos bastante atuais na disputa eleitoral que se avizinha. Demonstra também a capacidade da Câmara Legislativa de se envolver com os temas, em parceira com as outras instituições, de interesse da sociedade”.

O presidente da Câmara, o deputado distrital Wasny de Roure, parabenizou, em seu discurso, a atuação da OAB/DF, o que classificou como “bastante inovadora e criativa”. Segundo ele, o Direito Eleitoral é um dos mais importantes pilares da democracia contemporânea que buscam a aproximação entre representantes e representados. “Por meio das urnas o cidadão exerce o legítimo direito de escolher os governantes e os rumos de nosso país”, destacou.

O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, fez a palestra magna de abertura do evento, “Democracia Direta e Representativa, participação popular e partidos políticos”. O ministro disse que é preciso repensar, de uma maneira mais profunda, a organização política do Brasil. “Os partidos políticos tem que repensar a sua maneira de representar, de atuar junto à sociedade, porque se não serão atropelados pelo movimento popular, social”.

Para Toffoli, é preciso aprimorar a participação direta da população nas questões decisórias do Estado. “Seja na esfera da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, essa é a demanda que surge nas ruas de querer ser ouvido e não só ser consultado a cada quatro anos. Todos nós temos que refletir como atender essa demanda de maior participação popular”.

O evento segue durante esta segunda e se encerra na terça-feira (6). O congresso é destinado a estudantes, advogados, promotores, magistrados, consultores políticos, servidores públicos, candidatos a cargos eletivos, representantes de partidos políticos e para o público em geral.

Programação completa do congresso.

Reportagem – Tatielly Diniz
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF